Vereadores Jovens reúnem-se para discutir criação de projetos de lei

Os 13 vereadores do Projeto Câmara Jovem reuniram-se na tarde desta segunda-feira (26) para discutir suas indicações de melhorias para a cidade e propostas de projetos de lei, que serão apresentados ao final do mandato, no dia 14 de dezembro próximo.

Dos 13 vereadores jovens, oito apresentaram propostas, de temas variados, como Luana Gabrielli Silvério, da Escola Estadual Silvio José Secco, que sugeriu a criação da obrigatoriedade de se executar serviços de revitalização em todas as nascentes da cidade, a fim de melhorar a qualidade das águas que abastecem o município.

Mateus Garcia Rosa Peixoto, do Colégio Atmosfera, também apresentou sua ideia: a inclusão no currículo escolar da disciplina de combate às drogas. Segundo ele, o objetivo do projeto é “minimizar o uso das drogas na adolescência”. “Os adolescentes precisam conhecer a realidade dos jovens que usam drogas e ter uma visão crítica para dizer não a elas”, disse o vereador jovem, em sua justificativa.

Além de propostas de projetos de lei, os estudantes também apresentaram indicações ao Executivo, como a aluna Sara Santos, da Escola Estadual Darci Lopes, que pediu a instalação de um Local de Entrega Voluntária (LEV) na região do Jardim Paraiso e o asfaltamento da estrada Professora Olinda de Almeida Mercadante, que corta os bairros Parque Santo Antônio, Jardim Paraíso e Santo Antônio da Boa Vista.

Após o encontro, todas as ideias serão encaminhadas para a Secretaria Legislativa da Câmara, que vai analisar a viabilidade das propostas, separá-las entre indicações, requerimentos ou projetos de lei, e proceder com a redação daquelas que realmente irão à plenário como possíveis leis a serem adotadas na cidade.

O próximo encontro das crianças e adolescentes que compõem o Projeto Câmara Jovem 2015 está agendado para o dia 13 de novembro, quando eles tomarão ciência de quais propostas serão transformadas em projetos de lei. Os documentos serão finalmente apresentados ao Plenário no dia 14 de dezembro, quando se encerra a legislatura dos estudantes.

Como se faz uma lei? – Antes de partir para a apresentação individual de cada proposta, os vereadores jovens tiveram uma aula sobre os primórdios do Direito e as etapas necessárias para que uma ideia, seja ela vinda do Executivo, do Legislativo ou da própria população, vire lei. A apresentação foi feita pelo vereador Edinho Guedes (PMDB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.  Também acompanhou os trabalhos dos vereadores jovens a parlamentar Rose Gaspar (PT), criadora do Projeto Câmara Jovem.

Legenda- Vereadores Jovens discutem ideias de projetos de lei, que serão apresentadas ao final da legislatura dos alunos, em dezembro

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest