Vereadores Jovens visitam Fórum e Prefeitura de Jacareí

Debater, conhecer e opinar. Estes foram os objetivos da visita dos vereadores e suplentes da Câmara Jovem 2015 ao Fórum e Prefeitura de Jacareí, na tarde da última sexta-feira (19), juntamente com vereadora Rose Gaspar (PT), autora do decreto que instituiu o projeto.

Após conhecerem as instalações do prédio do Judiciário, os vereadores mirins conversaram por mais de uma hora com o juiz da 1ª Vara Criminal, Josué Vilela Pimentel.

O magistrado abordou no bate-papo o sistema de leis que rege a Constituição, a forma como elas são aplicadas e quais são os principais problemas enfrentados pela Justiça, além de ter opinado sobre temas polêmicos, como redução da maioridade penal e legalização das drogas.

“Esses momentos de conversa com as crianças são extremamente benéficos para o amadurecimento deles, ainda mais estes que querem fazer parte da vida política”, disse Pimentel.

Durante o bate-papo, quase dez questões foram levantadas pelos jovens, que se mostraram interessados nos debates atuais da Câmara dos Deputados.

“Como sou menor de idade, precisava entender melhor sobre a redução da maioria penal e, com a conversa, agora, estou mais entendida”, afirmou Sara da Silva Santos, vereadora jovem da escola Darci Lopes.

No prédio do Executivo, os vereadores jovens aproveitaram para conhecer um pouco mais sobre a rotina do prefeito Hamilton Ribeiro Mota, que os recebeu com uma conversa sobre o cotidiano da Administração Municipal.

“É imprescindível que eles saibam como realmente é o funcionamento de uma cidade, porque, como tiveram a iniciativa de tornarem-se vereadores, devem entender o dia a dia do Executivo”, disse Hamilton.

O eleito presidente da Câmara Jovem, Mateus Rosa Peixoto, do Colégio Atmosfera, se surpreendeu com o passeio. “Conversar com o prefeito e com os representantes do Judiciário me faz querer aprender cada vez mais. Espero que essas visitas continuem”, disse Mateus.

A vereadora Rose Gaspar (PT) avaliou a visita como positiva e espera dar continuidade ao projeto indo a empresas e outras instituições. “O Câmara Jovem é essencial para o futuro da nossa cidade e, por isso, cabe a nós darmos condições para esses meninos adquirirem mais experiências e assim formarem-se ótimos políticos e cidadãos exemplares”, disse Rose.

Durante o exercício do mandato, cada vereador jovem acompanha a rotina de um parlamentar.  Durante o ano, a Câmara oferecerá aos jovens noções gerais sobre a estrutura administrativa do município e o conhecimento das atividades do Legislativo, como a função desempenhada pelo vereador e o papel principal de um representante da população no poder municipal.

 

Legenda – Após conhecerem as instalações do Judiciário, os vereadores mirins conversaram com o juiz da 1ª Vara Criminal, Josué Vilela Pimentel (ao centro)

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest