Vereadores participam de diplomação de empresas da Incubadora de Jacareí

Os vereadores de Câmara de Jacareí participaram, na manhã desta quarta-feira (11), da entrega de Certificação de Graduação para quatro empresas formadas pela Incubadora de Jacareí, programa de assistência temporária a empresas nascentes criado pela Prefeitura, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

A solenidade, realizada no Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CDTI) – Rodovia Geraldo Scavone, nº 2.080, Jardim Califórnia – marcou o encerramento do processo de formação das empresas na Incubadora para o início de atuação no mercado.

Estiveram presentes no evento, o prefeito de Jacareí, Hamilton Ribeiro Mota (PT), o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emerson Goulart Caetano de Souza, o diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Marco Antonio Faria, além do presidente da Câmara de Jacareí, vereador Arildo Batista (PT), além dos vereadores Hernani Barreto (PT), Edinho Guedes (PMDB), José Francisco (PT), Maurício Haka (PSDB), Paulinho do Esporte (PMDB), Valmir do Parque Meia-Lua (PSD), Ana Lino (PMDB), Pastor Rogério Timóteo (PRB), Rose Gaspar (PT) e Fernando da Ótica Original (PSC) e Itamar Alves (PDT).

Em seu discurso durante a cerimônia, o chefe do Legislativo Municipal falou sobre a importância das parcerias e convênios firmados entre o poder público e entidades fomentadoras de pesquisas em Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento socioeconômico da sociedade.

A Incubadora de Jacareí é uma riqueza do município, pois oferece suporte às empresas incubadas para a geração de emprego e renda aos nossos trabalhadores”, afirma Batista. Ainda segundo o presidente da Câmara, a incubadora “é mais um passo, um banco de soluções para vencermos os desafios contemporâneos que são apresentados à sociedade”, relata.

Foram certificadas as empresas AG Chaves Usinagem LTDA – ME, Bio3 Tecnologia e Soluções Ambientais LTDA – ME, Almeida Soluções Ambientais LTDA – ME e Mesquita & Tadashi Projetos e Fabricação de Máquinas LTDA – ME.

Além da cerimônia, a Incubadora de Jacareí apresentou um convênio com o Sebrae-SP, assim como firmará parceria com o Centro Paulo Souza, projetos fundamentais para ampliar a capacidade de formação de empreendimentos bem sucedidos, no município.

Presente na cerimônia, o vereador Valmir do Parque Meia-Lua lembrou que a Incubadora de Jacareí consegue atrair e reter sua mão de obra especializa, sem que estes profissionais tenham que procurar emprego nos municípios vizinhos. “O que o povo mais precisa é de emprego”, ressalta o parlamentar.

Convênios – Com o Sebrae-Sp, foi celebrada parceria por meio do Centro de Referência para Apoio de Novos Empreendimentos (Cerne), que tem como objetivo otimizar os resultados das incubadoras de diferentes áreas, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos.

Já o convênio com o Centro Paula Souza tem como objetivo formalizar as condições básicas para a realização de ações entre a Inova Paula Souza e a Prefeitura Municipal de Jacareí, por meio de programas e projetos nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, gestão de tecnologia e inovação, sem ônus para ambas as partes.

Ciente da importância dos convênios firmados, o vereador Edinho Guedes (PMDB) sugeriu ao Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico que a Incubadora amplie suas parcerias com outras instituições de Ensino, como por exemplo, o Instituto Federal de São Paulo, que possui Campus em Jacareí. “O Instituto possui em seu quadro, docentes extremamente qualificados que certamente contribuirão para os trabalhos de desenvolvimento da nossa cidade”, lembra Edinho.

Incubadora de Jacareí – Inaugurada em 2006, a incubadora é um programa de assistência temporária a empresas nascentes, com parceria da Prefeitura Municipal de Jacareí e Sebrae, por acreditarem que a sobrevivência das micro e pequenas empresas depende, principalmente, do apoio que receberem na sua fase inicial.

Com 18 empresas incubadas e 12 graduadas, a Incubadora de Jacareí gera mais de 110 empregos diretos.

Os números mostram que o trabalho desenvolvido tem gerado bons resultados para economia do município, além de ter concentrado, em um só local, projetos variados, que vão da pesquisa em biotecnologia à produção de peças e equipamentos, passando por pesquisa de ponta sobre explosões solares.

Legenda – Os vereadores José Francisco (PT), Edinho Guedes (PMDB), Hernani Barreto (PT) e Rose Gaspar (PT), participaram da entrega de certificação acompanhados do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emerson Goulart Caetano de Souza

Crédito – Alex Brito/PMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest