Vereadores recebem pedido de sindicato pela manutenção de empregos em Jacareí

Os vereadores da Câmara Municipal se reuniram na manhã desta segunda-feira (27) com diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região (SindMetal) e representantes da comissão dos trabalhadores da empresa Schrader para tratar sobre o anúncio de fechamento da fábrica, em Jacareí.

Participaram do encontro, o presidente da Casa, vereador Arildo Batista (PT), e os vereadores José Francisco (PT), Rose Gaspar (PT), Edgard Sasaki (DEM), Rogério Timóteo (PRB), Valmir do Parque Meia Lua (PSD) e Itamar Alves (PDT), além de assessores de gabinete dos parlamentares Antonele Marmo (PT), Edinho Guedes (PMDB), Paulinho do Esporte (PMDB) e Maurício Haka (PSDB).

Segundo Arildo, a reunião com os membros do Legislativo Municipal atendeu a uma solicitação feita na última semana pelo sindicato, que reivindica a continuidade da produção no parque fabril do município e a consequente manutenção dos postos de trabalho na fábrica de Jacareí. “A Câmara de Jacareí está na luta pela manutenção dos empregos na cidade, e nossa posição se junta aos esforços do sindicato para a busca de uma saída viável para os trabalhadores”, afirma. Ainda segundo Batista, esta também é a posição do poder público de Jacareí, que “está do lado dos trabalhadores da Schrader e tem focado esforços junto à empresa no sentido da preservação dos postos de trabalho e dos investimentos, em Jacareí”, afirma Batista.

De acordo com o diretor do sindicato, Nilson Ferreira Leite, o foco da negociação é a manutenção dos empregos na própria fábrica, uma vez que a Schrader foi adquirida recentemente pela Sensata Technologies – líder mundial e parceira preferencial de negócios das principais empresas dos mercados automotivos, de eletrodomésticos, militar, aeronáutico e de veículos pesados. “Nossa luta é para que os trabalhadores permaneçam em seus postos de trabalho lá mesmo no parque fabril da Schrader, ainda que ela tenha sido adquirida por outra empresa. Essa é a nossa principal pauta de atuação e foi o que viemos colocar junto aos vereadores de Jacareí”, explica Ferreira.

Segundo o sindicato, a Schrader pretende fechar as portas no dia 31 de outubro e demitir cerca de 190 trabalhadores. A fábrica é do setor de autopeças e está há 62 anos em Jacareí, sua única planta no Brasil. Após o fechamento, a empresa continuará comercializando seus produtos no país por meio de importação.

Rose Gaspar pede apoio a ministro
para evitar demissões na Schrader

A vereadora Rose Gaspar (PT) protocolou junto ao gabinete do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, um ofício solicitando o agendamento de audiência com o ministro Armando Monteiro Neto para tratar sobre o anúncio de fechamento da empresa Schrader, em Jacareí.

O documento foi enviado na última quinta-feira (23) ao gabinete do ministro, em Brasília (DF), e informado pela vereadora durante reunião com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região (SindMetal) realizada na manhã desta segunda-feira (27), no Auditório da Câmara.

No ofício, a vereadora explica que as circunstâncias – em relação ao prenúncio do fechamento da fábrica e a demissão dos trabalhadores – demandam efetivos e imediatos esforços no sentido de encontrar alternativas para evitar desdobramentos sociais “extremamente negativos para o nosso Município”. “A Schrader é a única empresa no Brasil a produzir válvulas pneumáticas para o setor automotivo, e está instalada há 62 anos em Jacareí. Por isso é fundamental que nos mobilizemos no intuito de encontrar uma solução para o problema”, afirma Gaspar.

Ainda de acordo com a parlamentar, seu pedido foi fundamentado com base na Lei nº 12.715/2012, referente ao Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia produtiva de Veículos Automotores (INOVAR-AUTO). “A lei federal foi criada em 2012 com o objetivo de apoiar o desenvolvimento tecnológico, a inovação, a segurança, proteção ao meio ambiente, a eficácia energética e a qualidade dos veículos e das autopeças, inclusive com a fomentação do investimento na cadeia de fornecedores, o que é o caso da Schrader”, explica.

A vereadora aguarda resposta do gabinete do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em relação a data para o encontro com o ministro, que deverá contar com a presença da autora do pedido, além de representantes do Sindicato dos Metalúrgicos e da comissão de trabalhadores da Schrader, de Jacareí.

Legenda – Vereadores de Jacareí durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (27), com diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos e representantes da comissão dos trabalhadores da Schrader

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest