Câmara celebra 120 anos de amizade entre Brasil – Japão em sessão solene

A Câmara Municipal de Jacareí realizará, na próxima quarta-feira (25), uma Sessão Solene em reconhecimento aos japoneses e descendentes que contribuíram com o desenvolvimento de Jacareí. A concessão do diploma “120 anos de amizade entre Brasil-Japão” acontece no Plenário da Câmara, a partir das 19h30.

A solenidade foi instituída pelo decreto legislativo nº 371/2015, de autoria do vereador Edgard Sasaki (DEM), e vigorará, exclusivamente, este ano. A data foi escolhida por ser novembro o mês de comemoração da assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, firmado entre esses dois países em 1895.

No ato comemorativo, quatro pessoas físicas e quatro jurídicas serão homenageadas com a entrega de um diploma, em reconhecimento pela contribuição no progresso da cidade, a princípio na área agrícola e, posteriormente, em diversos setores da sociedade.

“Devido à importância que esta comunidade tem em nosso município, sempre preocupada com o bem-estar e seu crescimento [da cidade], nos resta homenageá-la com uma simples e singela entrega de um diploma que vem vivenciar os 120 anos desta amizade”, destacou o vereador.

A Associação Cultural e Desportiva Nipo-Brasileira de Jacareí, conhecida como Bunkyo, será uma das homenageadas, seguida das instituições religiosas Seicho-no-ie do Brasil, Igreja Messiânica Mundial do Brasil e Associação Brasil Soka Gakkai.

Também receberão o diploma, outros quatro representantes que pertencem à colônia japonesa do município: a senhora Haya Miyakawa, o senhor Carlos Tokuiti Amagai, o senhor Hissachi Takehara e o senhor José Massamiti Narita.

A Sessão Solene “120 anos de amizade entre Brasil-Japão” será transmitida ao vivo pela TV Câmara, canal 12 da Net e canal 61,4 UHF em sinal aberto.

Relações diplomáticas – O Tratado de Amizade, Comércio e Navegação foi firmado porque, na década de 1890, havia uma grande expectativa brasileira por imigrantes japoneses, visto que o país sofria por falta de mão de obra rural e admitia imigrantes de diversos países.

A partir da assinatura deste tratado, imigrantes japoneses no Brasil cresceram em número, principalmente nos períodos imediatamente antes e depois da Segunda Guerra Mundial, e hoje formam a maior sociedade nikkei do mundo, estimada em 1.6 milhão de pessoas. Em Jacareí, a estimativa é que existam cerca de 2.500 descendentes diretos de japoneses.

Legenda: Vereador Edgard Sasaki, autor do decreto que institui o diploma àqueles que contribuíram com o fortalecimento da amizade entre o Brasil e o Japão

Crédito: Assessoria de Comunicação/CMJ

 

 

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest