Câmara promove cidadania e recebe universitários para conhecer o universo legislativo de Jacareí

Um grupo de 45 alunos do quinto semestre do curso de Direito da Faculdade Anhanguera participou na manhã da última sexta-feira (27) de uma visita guiada às dependências da Câmara Municipal de Jacareí.

O evento foi promovido pelo “Câmara de Portas Abertas”, um projeto do Legislativo de Jacareí criado com o objetivo abrir um canal de comunicação para aproximar a sociedade das atividades e práticas parlamentares no âmbito municipal.

Durante a visita foi realizada uma palestra com o consultor jurídico chefe da Câmara, Wagner Baccaro, que explicou aos alunos o modo de funcionamento administrativo, jurídico e legislativo da Casa, assim como o processo para implementação das leis, desde a concepção do projeto e votação em plenário, até a sanção ou veto do prefeito e seus desdobramentos jurídicos.

Na opinião do consultor, o projeto Câmara de Portas Abertas é mais do que um canal de comunicação entre a instituição e a população. “É um meio para o exercício da cidadania, no qual os cidadãos são convidados a participar ativamente do cotidiano das atividades da Câmara”, disse.

No caso das instituições de ensino, sob o ponto de vista pedagógico, o projeto propicia ao aluno a experiência do contato direto com a prática das atividades do profissional de Direito inserido no ambiente do poder público legislativo.

Para o aprendizado, “tirar o aluno da universidade e aproximá-lo dos ambientes do mercado de trabalho é um mecanismo fundamental para a apropriação prática dos conteúdos teóricos desenvolvidos dentro de sala de aula”, ressalta a professora coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Anhanguera de Jacareí, Letícia Moraes Silvério.

A visita teve a duração de duas horas, tempo em que os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da Câmara.

Legenda – Na visita, o grupo foi recebido pelo consultor jurídico chefe da Câmara, Wagner Baccaro, que ministrou palestra sobre o funcionamento legislativo da Casa

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest