Certificação orgânica e consumo de plástico são assuntos do ‘Jacareí Rural’ na TV Câmara Jacareí

O programa Jacareí Rural desta segunda-feira (11) trata sobre os caminhos para uma vida mais sustentável, tanto na alimentação quando nos hábitos de consumo. A estreia ocorre na segunda-feira (11), às 21h, no canal da TV Câmara Jacareí.

Na primeira reportagem nossa equipe foi até o sítio da Bete Lucena, presidente da Associação de Produtores Orgânicos e Agroecológicos de Jacareí (Aproaj) para entender como funciona o passo a passo para os produtores receberem a certificação de produto orgânico.

Os produtores precisam seguir uma série de exigências dentro da legislação. “A lei exige que o produtor cada vez mais seja autônomo na sua produção de mudas. A Aproaj vem se organizando para um dos nossos produtores assumir esse papel para o grupo de produção de mudas e ter um banco de sementes orgânicas”, explicou Bete Lucena.

O programa também traz dados sobre o quanto o mundo produziu de plástico nos últimos anos, além de informações sobre o impacto do componente no planeta e possíveis soluções.

Doutor em biotecnologia, Carlos Sassano faz parte de uma startup em Jacareí que produz matéria prima de bioplástico e explicou as caraterísticas do produto. “Ele tem composição química, mas é biodegradável. Então o grande problema do plástico que é o acúmulo, ele não vai ter”, disse Sassano, que destacou que o componente se decompõe em até quatro meses.

O ‘Jacareí Rural’ vai ao ar às 21h da próxima segunda-feira (11), na TV Câmara Jacareí, canal 12 da NET ou 39.2 na TV digital aberta. As produções também estarão disponíveis no Facebook e Youtube da TV Câmara Jacareí.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest