Em reunião com Estado, vereadores de Jacareí esclarecem dúvidas sobre a Santa Casa

Os vereadores Edgard Sasaki (DEM), Maurício Haka (PSDB), Fernando da Ótica Original (PSC) e Valmir do Parque Meia-Lua (PSD), de Jacareí, participaram na tarde da última sexta-feira (13) de uma reunião com a diretora do Departamento Regional de Saúde de Taubaté (DRS XVII), Maristela Siqueira Macedo de Paula Santos.

No encontro, os parlamentares tomaram conhecimento a respeito do funcionamento de gestão do Estado na organização do sistema público de saúde, suas diretrizes e formas de atuação dos entes da União no gerenciamento do SUS (Sistema Único de Saúde) na região, e como a Santa Casa de Misericórdia – principal unidade de Saúde para o atendimento a pacientes vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), de Jacareí e de municípios vizinhos, como Santa Branca e Igaratá – está inserida neste contexto regional.

Para Edgard Sasaki, a reunião foi fundamental para a compreensão dos princípios de universalidade do acesso, integralidade e igualdade da assistência, assim como o funcionamento da descentralização e a regionalização dos serviços.

Pudemos compreender a regionalização de forma hierarquizada e como a rede de serviços de saúde funciona no âmbito do Vale do Paraíba”, afirma. Ainda segundo Sasaki, o encontro esclareceu os limites e responsabilidades de cada um dos entes federativos na prestação dos serviços e na execução das políticas públicas de Saúde.

O SUS funciona de forma hierarquizada, por meio de suas pactuações, convênios e parcerias com entidades ligadas às administrações municipais, estaduais e do governo federal”, explicou.

Na região, a DRS XVII, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, é a responsável por coordenar as atividades do governo estadual no âmbito regional e promover a articulação intersetorial com os 39 municípios e organismos da sociedade civil formadores da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Presente no encontro com a diretora regional de Saúde, o vereador Fernando da Ótica Original afirmou que o papel do parlamentar é promover a intermediação dos interesses do município com o Estado, de forma a beneficiar a população no atendimento de suas demandas.

Cumprimos nosso papel enquanto vereadores. O encontro trouxe informações para que continuemos a buscar e a cobrar medidas para elevar a qualidade do atendimento prestado na Santa Casa de Jacareí a toda nossa população”, diz Fernando.

Na opinião do vereador Maurício Haka, a reunião com a diretora da DRS XVII serviu para o esclarecimento de dúvidas a respeito da gestão da Santa Casa de Jacareí.

Foi um encontro produtivo e esclarecedor, pois mostrou que as responsabilidades na gestão da Saúde Pública devem ser compartilhadas com os três entes da União, mas que, devido à municipalização da Santa Casa de Jacareí, a gestão financeira e administrativa da instituição recai nas mãos do município”, conclui Maurício.

Legenda – Os vereadores de Jacareí conversam com a diretora regional de Saúde, Maristela Siqueira Macedo de Paula Santos (à direita), na sede do DRS XVII, em Taubaté

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest