Estudantes das redes pública e particular assumem mandato do Câmara Jovem 2018

A Câmara Municipal realizou na manhã desta terça-feira (12) sessão solene para posse de estudantes das escolas da rede pública e particular de Jacareí, eleitos para o exercício do mandato de vereador na 15ª edição do projeto Câmara Jovem.

Foram empossados vereadores jovens Arthur Porto Silva, do Colégio SEPP, Augusto Fernandes Santos, do Instituto de Educação Thereza Porto Parques, Djalma Patrocínio Júnior, da Escola Estadual Professora Olívia do Amaral Santos Canettieri, Emilli Amorim da Silva, Escola Estadual Professor João Feliciano, Erick Maicon Araújo dos Santos, da Escola Estadual Professor Sílvio José Secco, Fernando da Cunha Machado, da Escola Estadual Professor Dorothóveo Gaspar Vianna, Júlia Galvão Ferreira, da Escola Estadual Dr. Francisco Gomes da Silva Prado, Marcela Vitóriade Souza Silva, da Escola Estadual Dr. João Victor Lamanna, Maria Fernanda de Andrade Gomes, do Colégio Rezende Mercadante Faria, Maria Luisa Germano Figueredo de Moraes, da Escola Estadual Professor João Cruz, Matheus Henrique Moreira Barbosa, do Colégio SEPP, Tales Vítor de Pádua Leandro, da Escola Estadual Professora Amância Dias Sampaio e Victor Hugo Ramos de Souza Machado, da Escola Estadual Professor Adherbal de Castro.

Além dos alunos, todos os 13 vereadores da Câmara Municipal compareceram à cerimônia de posse, que contou com a presença do prefeito de Jacareí, Izaias Santana, e da supervisora de Regional de Ensino, Lirene Macedo Batista.

Mesa Diretora – Após a cerimônia de posse, os vereadores jovens votaram para eleição da Mesa Diretora e do vice-presidente da Câmara. Por maioria dos votos, Maria Fernanda de Andrade Gomes foi eleita presidente e terá a companhia de Matheus Henrique Moreira Barbosa como 1º Secretário e de Fernando da Cunha Machado na 2ª Secretaria. Para a vice-presidência foi eleito o vereador Augusto Fernandes Santos.

Criado pelo Decreto Legislativo nº 203, de autoria da ex-vereadora Rose Gaspar, os vereadores foram escolhidos por voto direto dos alunos do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e particulares participantes do programa.

Desde sua criação, em 2003, mais de 170 jovens já participaram do projeto.

Funcionamento – Anualmente, a Câmara Municipal encaminha ofício a todas as escolas públicas e particulares de Jacareí, informando o prazo de inscrição e as condições para que as unidades de ensino interessadas façam a indicação de seus estudantes.

Conforme o decreto, cada escola participante elege o seu “vereador jovem” através do voto direto dos alunos. A cada ano revezam-se alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, e, em função do número de vereadores existentes na Câmara de Jacareí, apenas 13 estudantes eleitos são inscritos por ano, um de cada estabelecimento de ensino.

Legislatura – O mandato dos vereadores jovens termina no mês de dezembro. Nesse período, cada um deles acompanha a agenda dos vereadores da Câmara de Jacareí.

Estão previstas ainda atividades que auxiliem na formação dos jovens, como noções gerais sobre a estrutura administrativa do município e o conhecimento das atividades do Legislativo, a função desempenhada pelo parlamentar e o papel de um representante da população no poder municipal.

Também são programadas visitas monitoradas à Prefeitura, ao Fórum, aos órgãos de comunicação e às indústrias da cidade.

No final da Legislatura, os Vereadores Jovens apresentarão seus Projetos de Lei, Decretos, Moções, Requerimentos ou Indicações.

Além da possibilidade de criar, sugerir e aprovar projetos, a Câmara Jovem é uma ferramenta que propicia ampliar e solidificar a participação política de crianças e jovens alunos de escolas do Ensino Fundamental e Médio da rede pública e particular de Jacareí, permitindo aos alunos vivenciar o cotidiano de um ambiente Legislativo, assim como a participação em temas e debates que envolvem o interesse da população da terceira maior cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest