Com risco de transmissão de doenças, Fernando pede fim de gavetões no Cemitério Jardim da Paz

O vereador Fernando da Ótica Original (PSC) protocolou uma indicação nesta quarta-feira (20) solicitando à Prefeitura de Jacareí a realização de melhorias no Cemitério Jardim da Paz, no Parque Santo Antônio, região sul da cidade.

O vereador afirmou que o pedido vem de funcionários, frequentadores e moradores da vizinhança, que se dizem incomodados com a existência de gavetões, que são buracos no solo do cemitério onde são colocados os caixões de falecidos que não possuem jazigo.

“Os coveiros, responsáveis pelo serviço de exumação, são submetidos a descerem até o fundo dos gavetões para poderem realizar o seu trabalho e, nestas condições, ficam expostos a toda sorte de doenças, uma vez que são locais sem ventilação, contaminados pelos fluídos saídos dos corpos decompostos, o necrochorume”, disse Fernando.

O parlamentar classificou o uso de gavetões como um método medieval de sepultamento, pedindo ao Executivo Municipal a extinção do modelo. “Vale salientar que não somente os funcionários correm o risco de adquirir uma doença, mas também os visitantes do cemitério”, reforçou.

Fernando ainda utilizou-se da indicação para exigir organização e manutenção do estacionamento do cemitério, pois, de acordo com o vereador, no Dia de Finados, o local “se torna um transtorno às famílias”, além da limpeza e capina, “tomadas pelo mato, contribuindo ainda mais para o acúmulo de sujeira e proliferação de insetos e animais peçonhentos”.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest