‘Gente em Destaque’ chega aos 5OO programas e entrevista a escritora Nélida Piñon

No ar de forma ininterrupta desde junho de 2008 pela TV Câmara Jacareí, o programa ‘Gente em Destaque’ atinge a sua edição de número 5OO neste domingo, 1º de agosto, às 21 horas.

A convidada é a escritora Nélida Piñon, membro da cadeira 3O da Academia Brasileira de Letras. O bate-papo ocorreu via internet, com Nélida diretamente de sua casa, no Rio de Janeiro.

Aos 84 anos, a autora de ‘República dos Sonhos’ passou a sua trajetória a limpo na conversa com o jornalista Rodrigo Romero. Falou sobre os pais, a origem galega da família, o início da vida literária (a estreia se deu há exatas 6 décadas, em 1961, com a publicação do livro ‘Guia-Mapa de Gabriel Arcanjo’), da forte amizade com Clarice Lispector e de sua mais recente obra, o romance ‘Um Dia Chegarei a Sagres’, lançado no fim de 2020.

“A minha infância foi riquíssima. Aos 10 anos fui levada à Galícia e lá percebi que era uma menina de duas culturas: a brasileira, naturalmente, e a espanhola. Reinei de forma independente graças à liberdade dada por meu pai e explorei demais aquele lugar. São imagens que jamais deixaram a memória”, lembrou.

Sobre seu debute na carreira, sublinhou um antigo desejo de seus fãs: “As pessoas me pedem há algum tempo a reedição do ‘Guia-Mapa’. Nunca aceitei, porque esse livro me trouxe dissabores enormes, por causa do preconceito do qual fui vítima naquela época, por ser mulher e o tema versar acerca de religião, de forma polêmica. Mas de uns tempos para cá estou repensando isso e é provável que a reedição saia”, contou.

Já na confecção de ‘Um Dia Chegarei a Sagres’, Nélida passou por maus bocados. “Tive muitas dificuldades. Estou enxergando muito pouco, quebrei o braço durante o processo e precisei revisar os originais várias vezes, tudo escrito à mão, mais de 4OO páginas! Mesmo assim, pude passar quase dois anos em Portugal para captar a rotina daquele povo e me inspirar, o que foi maravilhoso”, disse.

Comemoração – Em 5OO programas, o ‘Gente em Destaque’ entrevistou políticos, cantores, educadores, músicos, médicos, jornalistas, esportistas, ativistas sociais, estudantes, radialistas, escritores, atores, desenhistas, enfim, uma variedade de profissionais de Jacareí, do Vale do Paraíba e alguns nomes reconhecidos nacionalmente, como o dramaturgo Ariano Suassuna (em 2011), o crítico de cinema Rubens Ewald Filho (2015), o jornalista esportivo Celso Unzelte (2016) e o escritor Jorge Caldeira (2017).

A jornalista Sônia Soluna comandou as 33 primeiras edições (todas em 2008) e Romero iniciou a partir da 34ª, em janeiro de 2009. “O objetivo é mostrar ao telespectador a biografia do convidado, explorando os acontecimentos de maneira detalhada e recordando passagens marcantes. Isso demanda uma aprofundada pesquisa sobre a pessoa. Todo mundo tem uma boa história para contar”, comentou Romero. O programa vai ao ar nos canais 12 da NET, 39.2 na TV aberta digital e no site da Câmara de Jacareí.

 

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest