Programa Gente em Destaque entrevista idealizador do MAV de Jacareí

O programa Gente em Destaque recebe neste domingo (17), às 20h, o professor Osmar Almeida.

Nas décadas de 1970 e 1980, por meio de um grupo de discussões, ele foi uma das pessoas que propôs a criação de um museu de antropologia no município. Jacareiense de nascimento, Almeida conta no bate-papo como se deu esse processo, que demorou anos para ser concretizado.

“Havia muitas divergências. Era pouca gente realmente interessada em colaborar com um projeto cultural de envergadura bastante relevante”.

Ao falar da infância, o professor lembrou que desde cedo se preocupava com os estudos e a história de Jacareí.

A vida cultural local o interessava sobremaneira. “Creio que principalmente na adolescência tinha essa efervescência. Isto porque os anos 60 e 70 propiciavam isso. Era época do regime militar, então a opressão, o medo, a angústia de saber que no país a democracia estava fora dos planos era tenebroso mesmo”.

Também ligado às questões ambientais, Osmar Almeida tentou, sem sucesso, ser eleito vereador em algumas oportunidades, a última na década passada pelo Partido Verde. Mas a realização de ver concretizado o atual Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV) supera essa pequena decepção.

“O nosso MAV é um exemplo de museu aos outros municípios. Tem um acervo notável e sempre traz exposições importantes”.

Não perca! É nos canais 12 da NET, 39.2 na TV aberta, no site da Câmara e no canal do Youtube da emissora.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest