Projeto Câmara Jovem 2018 encerra atividades nesta quinta-feira

A Câmara Municipal de Jacareí realiza na noite desta quinta-feira (6), a partir das 19h, o encerramento da 15ª edição do Projeto Câmara Jovem. Nessa sessão ordinária específica, os vereadores jovens apresentarão seus projetos de lei, decretos, moções, requerimentos e indicações elaborados durante o exercício do mandato, iniciado em junho.

Encerram o mandato os alunos Arthur Porto Silva (Colégio SEPP), Augusto Fernandes Santos (Instituto de Educação Thereza Porto Marques), Djalma Patrocinio Júnior (Profa. Olívia do Amaral Santos Canettieri), Emilli Amorim da Silva (João Feliciano), Erick Maicon Araújo dos Santos (Prof. Sílvio José Secco), Fernando da Cunha Machado (Prof. Dorothoveo Gaspar Vianna), Júlia  Galvão Ferreira (Dr. Gomes da Silva Prado), Marcela Vitória de Souza Silva (Dr. João Victor Lamanna), Maria Fernanda de Andrade Gomes (Colégio Rezende & Rezende), Maria Luisa Germano Figueiredo de Moraes (Prof. João Cruz), Matheus Henrique Moreira Barbosa (Colégio SEPP), Tales Vitor de Pádua Leandro (Profa. Amância Dias Sampaio) e Victor Hugo Ramos de Souza Machado (Prof. Adherbal de Castro).

Criado em 2003 pelo Decreto Legislativo nº 203, de autoria da ex-vereadora Rose Gaspar (PT), o projeto tem como objetivo ampliar e solidificar a participação política de crianças e jovens alunos de escolas do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de Jacareí, permitindo aos alunos vivenciar o cotidiano de um ambiente legislativo.

Os vereadores jovens foram escolhidos por voto direto entre os alunos do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e particulares participantes do programa. As eleições tiveram início em abril e os eleitos tomaram posse em 12 de junho em Sessão Solene realizada no plenário da Câmara Municipal.

A sessão de encerramento do Projeto Câmara Jovem terá transmissão ao vivo pela TV Câmara Jacareí, canais 12 da Net e 61.4 da tv aberta digital e nos canais sociais facebook.com/tvcamarajacarei e youtube.com/tvcamarajacarei.

Funcionamento – Anualmente, a Câmara Municipal encaminha ofício a todas as escolas públicas e particulares de Jacareí, informando o prazo de inscrição e as condições para que as unidades de ensino interessadas façam a indicação de seus estudantes.

Cada escola participante elege o seu “vereador jovem” através do voto direto dos alunos. A cada ano revezam-se alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, e, em função do número de vereadores existentes na Câmara de Jacareí, apenas 13 estudantes tomam posse.

Legislatura – O mandato dos vereadores jovens tem duração de seis meses. Nesse período eles participam de palestras sobre o funcionamento dos poderes, em especial do legislativo, história dos partidos, visitas monitoradas em órgãos públicos, entre outras atividadees. Também acompanham, individualmente, um pouco da rotina dos vereadores dentro e fora da Câmara Municipal.

Desde a sua criação, mais de 170 jovens participaram do projeto.

Legenda: Vereadores jovens na sessão de posse, realizada em 12 de junho deste ano

Crédito: Secretaria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest