Sessão solene presta homenagem ao Dia do Trabalho, em Jacareí

A Câmara de Jacareí realiza na noite da próxima terça-feira (2) sessão solene em homenagem ao Trabalhador. O evento será realizado a partir das 19h30 no plenário da Casa, localizada na Praça dos Três Poderes, 74, no Centro.

Na solenidade, serão homenageados Evandro Moraes de Oliveira, Marcos Antônio Pereira, Nilson Amorim de Andrade, Luís Xavier, Osmar Leônidas da Silva (Ceará), Sônia Evarista da Silva, José Dailton de Faria, José Clemente de Mello (Zuza), Décio Moreira Neto, Manoel Carneiro, Edilson do Nascimento Vicente, Alexandre Pereira Raimundo e Joaquim Aristeu Benedito da Silva, indicados respectivamente pelos vereadores Abner de Madureira (PR), Aderbal Sodré (PSDB), Arildo Batista (PT), Fernando da Ótica Original (PSC), Juarez Araújo (PSD), Lucimar Ponciano (PSDB), Luís Flávio (PT), Márcia Santos (PV), Paulinho dos Condutores (PR), Paulinho do Esporte (PSD), Rodrigo Salomon (PSDB), Sônia Patas da Amizade (PSB) e Valmir do Parque Meia Lua (PSDC).

Dia Internacional do Trabalho – A data remete ao ano de 1886 na cidade de Chicago, berço da Indústria de Transformação do setor automobilístico até meados da década de 1990, nos Estados Unidos da América. No dia 1º de maio daquele ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Internacional dos Trabalhadores, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Brasil – No país, existem relatos de que a data é comemorada desde 1895. Porém, foi somente em setembro de 1924 que o Dia do Trabalho tornou-se oficial, após a criação do decreto nº 4.859 do então presidente Arthur da Silva Bernardes. No documento, foi estabelecida a data como feriado nacional, que deveria ser destinado à comemoração dos mártires do trabalho e confraternização da classe operária.

Já nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. O caráter de protesto foi deixado de lado, passando assumir um viés comemorativo. Vargas passou a chamar a data de “Dia do Trabalhador”.

Legenda – Fachada da sede do Legislativo de Jacareí, que realiza na noite da próxima terça-feira (2) sessão solene em homenagem ao Dia do Trabalho

Crédito – Secretaria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest