Sônia pede fim de taxa de sepultamento para doadores de órgãos em Jacareí

A vereadora Sônia Patas da Amizade (PSB) encaminhou ao prefeito Izaias Santana indicações solicitando diversas providências, entre elas, a isenção do pagamento de taxa de sepultamento de pessoas que tiverem doado órgãos.

Taxa – “No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) financia mais de 95% dos transplantes realizados e também subsidia todos os medicamentos necessários para os pacientes. É uma das maiores políticas públicas de transplantes de órgãos do mundo. Assim, nada mais justo que o governo municipal financie também as despesas de funeral do doador dos órgãos, aliviando os familiares de despesas com taxas, emolumentos, etc”, justificou a vereadora.

Conforme a solicitação, a isenção do pagamento de taxa de sepultamento seria para aqueles que tiverem doado seus órgãos ou tecidos corporais para fins de transplante médico, por ato próprio ou decisão de familiares ou responsáveis.

EducaMais Centro – Outra solicitação da vereadora foi por melhorias para a sala de balé do equipamento público. “Os alunos de balé sofrem com falta de estrutura: barras de apoio e espelho. Faz-se necessária a troca dos colchonetes, bebedouros, entre outros instrumentos. Há também problemas na cobertura do prédio que tem goteiras, prejudicando assim o treino das crianças e danificando ainda mais os aparelhos que lá existem”.

 Fogos – Por fim, Sônia pede que a prefeitura realize as festividades de fim de ano com fogos de artifício sem estampido, pois os ruídos produzidos pelos fogos normais prejudicam autistas, bebês, idosos e animais.

Legenda: Os documentos fizeram parte dos trabalhos da 37ª Sessão Ordinária, realizada quarta-feira (14)

Crédito: Secretaria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest