Vereador Jovem acompanha sessão ordinária no Plenário ao lado de Arildo Batista

O vereador jovem Augusto Bagatinni Silva, aluno do Instituto Máximo de Educação, acompanhou em Plenário os trabalhos da sessão ordinária desta quarta-feira (28) na companhia do vereador Arildo Batista (PT).

Augusto faz parte do grupo de estudantes das escolas das redes pública e particular da cidade, eleito para acompanhar o mandato do vereador Arildo Batista ao longo de 2017 durante a realização da 14ª edição do projeto Câmara Jovem, iniciado em cerimônia de posse do dia 31 de março.

Criado pelo Decreto Legislativo 203/2003, de autoria da ex-vereadora Rose Gaspar, os vereadores foram escolhidos por voto direto entre os alunos do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e particulares participantes do programa. Desde sua criação, em 2003, mais de 160 jovens já participaram do projeto.

Funcionamento – Anualmente, a Câmara Municipal encaminha ofício a todas as escolas públicas e particulares de Jacareí, informando o prazo de inscrição e as condições para que as unidades de ensino interessadas façam a indicação de seus estudantes.

Conforme o decreto, cada escola participante elege o seu “vereador jovem” através do voto direto dos alunos. A cada ano revezam-se alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, e, em função do número de vereadores existentes na Câmara de Jacareí, apenas 13 estudantes eleitos são inscritos por ano, um de cada estabelecimento de ensino.

“Legislatura” – O mandato dos vereadores jovens termina no mês de dezembro. Nesse período, cada um deles acompanha a agenda dos vereadores da Câmara de Jacareí. Estão previstas ainda atividades que auxiliem na formação dos jovens, como noções gerais sobre a estrutura administrativa do município e o conhecimento das atividades do Legislativo, a função desempenhada pelo parlamentar e o papel de um representante da população no poder municipal. Também são programadas visitas monitoradas à Prefeitura, ao Fórum, aos órgãos de comunicação e às indústrias da cidade.

No final da Legislatura, os Vereadores Jovens apresentarão seus Projetos de Lei, Decretos, Moções, Requerimentos ou Indicações. Além da possibilidade de criar, sugerir e aprovar projetos, a Câmara Jovem é uma ferramenta que propicia ampliar e solidificar a participação política de crianças e jovens alunos de escolas do Ensino Fundamental e Médio da rede pública e particular de Jacareí, permitindo aos alunos vivenciar o cotidiano de um ambiente Legislativo, assim como a participação em temas e debates que envolvem o interesse da população da terceira maior cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest