Anualmente, um ofício é enviado a todas as escolas públicas e particulares do município de Jacareí, comunicando o prazo de inscrição e as condições para que as interessadas em participar do projeto indiquem um estudante. É também por meio de ofício que as escolas devem enviar os dados do estudante, impreterivelmente até a data limite para inscrição. O documento deve ser endereçado à Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Jacareí, localizada a Praça dos Três Poderes, 74, centro.

A cada ano revezam-se alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, conforme determina o decreto. Em razão do número de vereadores, apenas 13 estudantes serão inscritos a cada ano, um de cada estabelecimento de ensino, conforme ordem de recebimento. Portanto, as 13 primeiras escolas a enviar o nome de seus alunos poderão participar da edição do respectivo ano, encerrando automaticamente as inscrições.

Durante a cerimônia de posse, que acontece no plenário do Legislativo, é realizado um sorteio para direcionar cada aluno a um gabinete de vereador. Cada estudante acompanhará o trabalho de um dos 13 vereadores de Jacareí. Depois de empossados, os alunos cumprem uma agenda educativa elaborada pela Câmara.