
A Câmara Municipal realiza na quarta-feira (21), às 9h, a 16ª Sessão Ordinária do ano com três projetos inscritos na Ordem do Dia, entre eles a proposta do vereador Juex Almeida (PP), que obriga as unidades de saúde públicas e privadas a divulgar informações em quadros de avisos sobre os canais oficiais para denúncia de violência obstétrica.
Segundo o documento, as informações deverão estar em local visível, simples compreensão e de fácil acesso, como recepções, salas de pré-natal e enfermarias, com conteúdo objetivo a respeito do conceito de violência obstétrica, exemplos de condutas que caracterizam esse tipo de violência, além de orientações sobre como e onde denunciar, indicando os canais do Sistema Único de Saúde (SUS), Ouvidoria da Saúde, Conselhos Profissionais, Ministério Público e Defensoria Pública, conforme o caso.
Caso aprovado em Plenário e sancionado pelo prefeito, a administração municipal poderá disponibilizar um canal complementar telefônico, eletrônico ou físico para recebimento de denúncias, assegurando o sigilo das informações e o encaminhamento aos órgãos competentes.
Patrimônio imaterial – O segundo projeto da pauta é de autoria do prefeito Celso Florêncio de Souza, que autoriza a administração municipal, por meio do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (CODEPAC), a registrar como bem cultural imaterial a Corporação Musical de Jacareí.
Em 1973, a banda, formada em 1940 com o nome de Sociedade Musical “União Operária”, foi vencedora do XVII Campeonato Nacional de Fanfarras e Bandas, classificando-se em primeiro lugar nos VI e VII Concursos de Bandas Amadoras de Socorro, o que rendeu ao grupo o lançamento de três discos nos anos de 1975, 1976 e 1977, denominados “Banda e Coral Antônio Afonso”, “As Duas Faces da Banda” e “Homenagem”, sendo os dois primeiros com a regência do Maestro Subtenente Demosthenes Lopes de Mattos, além do CD “Eterna Saudade”.
Veto total – O terceiro e último projeto a ser discutido e votado na semana é o veto total do prefeito à lei do vereador Paulinho dos Condutores (Podemos), aprovada na sessão de 9 de abril, que obriga os campos esportivos de uso público a disponibilizarem acesso a água potável gratuita para uso dos frequentadores.
Segundo Florêncio, o projeto possui “vício de iniciativa, por tratar-se de matéria que interfere diretamente na gestão administrativa e na alocação de recursos públicos, cuja competência legislativa é privativa do Prefeito”.
Tribuna Livre – Antes da Ordem do Dia, o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Júlio, fará uso da Tribuna Livre para manifestação de direito de resposta à fala de vereador em sessão.
A sessão ordinária é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí, nos canais 39.2 Digital e 12 da Claro, além do aplicativo para Android e iOS e do canal do Youtube da TV.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.