
A Câmara Municipal retoma na quarta-feira (6), às 9h, as sessões ordinárias do segundo semestre com a discussão e votação de projeto de lei do prefeito Celso Florêncio de Souza que institui a Política Municipal de Justiça Restaurativa.
Segundo o documento, o objetivo é promover a interconexão das pessoas envolvidas em conflitos, compartilhando responsabilidades a partir da escuta ativa e compreensão mútua na transformação e superação através de uma abordagem empática, não persecutória, no intuito de assegurar espaços que permitam o enfrentamento das questões conflitantes por meio do diálogo, o fortalecimento de vínculos e a construção de senso de pertencimento e de comunidade.
A Justiça Restaurativa será efetivada através da integração de diferentes políticas setoriais como Assistência Social, Educação, Esportes, Saúde, Segurança e Direitos Humanos, e com a criação do Grupo Gestor Interinstitucional (1) e do Núcleo de Justiça Restaurativa (2), que terão a função de desenvolver pesquisas, formação de recursos humanos e campanhas de esclarecimento para a prevenção da violência, e executar as políticas restaurativas diretamente junto à comunidade, respectivamente.
Na execução das Práticas Restaurativas os facilitadores serão capacitados em técnica auto compositiva e consensual de conflitos próprios da Justiça Restaurativa e poderão ser funcionários da Prefeitura, do Estado, do Poder Judiciário, Ministério Público, voluntários e/ou integrantes da comunidade civil organizada, cadastrados no Banco de Facilitadores Restaurativos do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP).
Solenidade – Antes da Ordem do Dia, o Cerimonial da Câmara realiza ato solene em comemoração ao “Dia Municipal do Motorista Profissional de Transporte”, nos termos da Lei Municipal nº 6.473/2022, de autoria do vereador Paulinho dos Condutores (Podemos).
Tribuna Livre – A Promotora de Justiça de Jacareí, Jacqueline Aparecida Casado Navajas, fará uso do espaço para abordagem do tema “Importância do Projeto de Lei que institui a Política Pública da Justiça Restaurativa em Jacareí”.
A sessão ordinária é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí, nos canais 39.2 Digital e 12 da Claro, além do aplicativo para Android e iOS e do canal do Youtube da TV.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.