
O Plenário da Câmara Municipal aprovou, na sessão de quarta-feira (13), pedido de informações do vereador Gabriel Belém (PSB), que questiona o prefeito Celso Florêncio de Souza sobre o andamento e as falhas nas obras de canalização na Avenida Lucas Nogueira Garcez.
No documento, o parlamentar explica que as obras de drenagem e canalização nos córregos Diogo Fontes, São Luiz e do Tanquinho, foram iniciadas entre 2022 e 2023, e o prazo de término previsto, respectivamente, para fevereiro de 2025 (Diogo Fontes e Tanquinho) e abril de 2025 (São Luiz).
“Embora parcialmente inauguradas em 30 de dezembro de 2024, essas obras permanecem inacabadas e com problemas que geram riscos a motoristas e pedestres”, disse.
Segundo Gabriel, é preciso que a Prefeitura esclareça a situação atual de cada uma das obras de canalização nos córregos Diogo Fontes, São Luiz e do Tanquinho; se elas estão atrasadas e qual a nova previsão de conclusão de cada uma delas; o custo inicial previsto e o custo final atualizado com aditamentos de valor; se houve utilização de recursos do Programa de Desenvolvimento Urbano e Social de Jacareí ou de recursos próprios da Prefeitura.
“A Avenida Lucas Nogueira Garcez, uma via importante da cidade, tem apresentado recorrentes falhas estruturais, como afundamentos e a necessidade de reestruturação de sua calçada e asfalto”, afirmou.
Ainda de acordo com o vereador, há necessidade de informações sobre o número de reparos na estrutura da Avenida e nas vias adjacentes após a realização de etapas da obra de canalização; quais as causas das falhas estruturais, como afundamentos, na Avenida; se as empresas responsáveis pelo serviço sofreram algum tipo de penalização e qual a previsão de liberação total da via para o tráfego de veículos e pedestres.
“A avenida conta com apenas uma faixa de rolamento, está cercada por cones e sofre desabamentos. Além disso, a situação foi agravada com o afundamento de um ponto de ônibus no local. O problema na obra, que foi inaugurada de forma prematura no final do mandato do prefeito anterior, já perdura por um ano sem a devida intervenção”, concluiu.
O prefeito municipal tem 15 dias para responder aos questionamentos do vereador, podendo, com justificativa, ser prorrogado por prazo determinado.
Confira todos os trabalhos protocolados pelo vereador Gabriel Belém durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.