
O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulinho do Esporte (Podemos), confeccionou requerimento pedindo a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar suposta invasão do território de Jacareí pelo loteamento Urbanova em São José dos Campos.
No documento, assinado por 11 vereadores e protocolado junto à Mesa Diretora da Câmara na sessão de quarta-feira (20), Paulinho explicou que tomou conhecimento da situação em março deste ano, quando o ex-prefeito Benedicto Sérgio Lencioni apresentou denúncia formal à Câmara, noticiando o contexto, supostamente ocorrido em 1998, época da autorização para implantação do loteamento Urbanova.
Segundo o presidente, foi juntado documento do Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo com relação ao caso levantado em 1998, bem como a Certidão comprovando que os imóveis da UNIVAP constantes nas matrículas n° 99.336, 99.011 e 99.335 pertencem a Jacareí, enquanto que o imóvel sob matrícula n° 106.051 pertence 95% a Jacareí e 5% a São José dos Campos, e que outro, sob matrícula n° 54.939, seria 35% de Jacareí e 65% de São José dos Campos.
A área de invasão abrangeria, além da UNIVAP, outros imóveis privados, como foi verificado nas folhas topográficas e imagem de satélite, o que comprovaria que diversos imóveis situados no território de Jacareí estariam recolhendo tributos a São José dos Campos, gerando potencial prejuízo a Jacareí e possível violação da Constituição Federal, que assegura a autonomia municipal e a gestão de seu território.
“Tal situação demanda apuração minuciosa, não apenas pela relevância tributária, mas também pelo impacto no ordenamento territorial, no cadastro imobiliário, na arrecadação de IPTU e ISS e na prestação de serviços públicos à população”, disse Paulinho do Esporte.
Segundo o Regimento Interno da Câmara, a CPI deve ser composta de três vereadores, assegurando-se a representação proporcional dos Partidos que participam da Câmara. Os Partidos com maior representatividade terão preferência na constituição da Comissão.
Membros – A Portaria nº 94/2025, assinada pelo presidente em 20 de agosto, definiu que a presidência da CPI será exercida por Netho Alves (PL), a relatoria por Juex Almeida (PP) e o terceiro vereador que fará parte dos trabalhos de investigação será o próprio presidente da Câmara, Paulinho do Esporte (Podemos).
As Comissões Parlamentares de Inquérito possuem poderes de investigação semelhantes aos das autoridades judiciais e têm prazo de até 180 dias para apresentar pareceres sobre os trabalhos de investigação, podendo encaminha-los ao Ministério Público para apuração de responsabilidades civis ou criminais dos infratores.
Confira todos os trabalhos protocolados pelo vereador Paulinho do Esporte durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.
JP
De que adianta discutir essa questão do Urbanova, se Jacareí não vai dar conta de manter a estrutura do local? Já que não tem acesso direto para Jacareí. Só lembrar do Bairrinho, um bairro de Jacareí ao lado da Univap Urbanova, que não tem acesso para Jacareí e é completamente desprovido de infraestrutura. Se não tem atenção nem com o Bairrinho, como vai cuidar de parte do Urbanova?