Câmara Municipal aprova novas regras para circulação de carroças e outros cinco projetos

O Plenário da Câmara Municipal aprovou, na sessão desta quarta-feira (10), projeto do prefeito Celso Florêncio de Souza, que proíbe a emissão de novas autorizações para a circulação de carroças de tração animal.

Segundo a proposta, aprovada por 12 votos (unanimidade), os proprietários dos veículos de tração animal deverão possuir alvará de permissão e placa de identificação fornecidos pelo Departamento de Transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana, bem como carteira de liberação da atividade emitida pela Diretoria de Proteção Animal com as datas de validade dos treinamentos, número do RGA e microchip.

Para solicitar o alvará, o interessado deverá comparecer ao AtendeBem no Paço Municipal, preencher a solicitação e apresentar RG, CPF, comprovante de endereço, número do Cadastro Único, se houver, telefone para contato, documento que comprove o local de permanência do animal e o vínculo com o tutor, e preencher formulário de como será feito o manejo do animal”, disse o líder do governo na Câmara, vereador Jean Araújo (PP).

No caso dos animais, serão observados se o local de permanência está adaptado para a espécie com disponibilidade de água, pastagem apropriada com local cercado para impedir a fuga do animal, comprovação de vacinação atualizada, apresentação da microchipagem e oferta de atendimento médico veterinário em caso de doença ou acidente.

A medida passa a valer após 60 dias da data de publicação da lei no Boletim Oficial do Município.

Após o prazo, os proprietários de carroças que não estiverem com as documentações validadas terão suas atividades suspensas, permitindo apenas a renovação das autorizações já concedidas, e aqueles que tiverem a documentação regularizada poderão exercer a atividade para fins econômicos até a aposentaria, morte do permissionário ou a morte do animal.

As penalidades para aqueles que descumprirem a lei variam de multa de R$ 931,00 (10 VRM) e apreensão do veículo até multa de R$ 9.310,00 (100 VRM) e perda da posse do animal.

Adiado – O projeto do prefeito que trata da regularização, funcionamento e fiscalização de abrigos de cães e gatos – mantidos por Organizações da Sociedade Civil (OSC) e protetores independentes – foi adiado por duas sessões a pedido do vereador Paulinho dos Condutores (Podemos).

O adiamento é necessário para que as Organizações da Sociedade Civil tenham a possibilidade de discutir sobre o tema e sugerir modificações para o pleno funcionamento da proposta”, afirmou Paulinho.

Banco de ração – No mesmo tema da proteção animal, o Plenário aprovou, por unanimidade, projeto do vereador Hernani Barreto (Republicanos), que cria o Banco de Ração e Utensílios para Animais. Caso sancionado pelo prefeito, o Banco terá a finalidade de receber, coletar, recondicionar e armazenar produtos para animais, perecíveis ou não, e utensílios para animais, todos provenientes de doações.

Segundo o autor, os produtos arrecadados serão distribuídos para protetores independentes, pessoas ou famílias em estado de vulnerabilidade social, e animais abandonados e acolhidos provisoriamente.

Após um ano da entrada em vigor da lei, a Prefeitura irá organizar e gerir o Banco com o fornecimento de apoio administrativo, técnico e operacional, determinando os critérios de recebimento, distribuição e fiscalização a serem exercidos, além do cadastramento e acompanhamento dos beneficiários”, explicou Barreto.

Ficha Limpa – Na sequência, o parlamento aprovou, todos por unanimidade, três projetos que haviam sido adiados na semana passada.

O primeiro foi do vereador Paulinho dos Condutores (Podemos), que alterou a Lei Municipal 6.226/2018, que visa proteger a administração pública de funcionários que tenham pendências na Justiça ou estejam envolvidos em atos de corrupção.

Na Tribuna, o autor explicou que a mudança inclui a proibição de nomeação ou contratação de servidores, efetivos ou comissionados que tenham cometido crimes de estupro, violação sexual mediante fraude, importunação sexual, registro não autorizado da intimidade sexual, estupro de vulnerável, corrupção de menores, exposição de crianças e adolescentes a atos e comportamentos sexuais inadequados, favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual e divulgação de cena de estupro ou de vulnerável, de cena de sexo ou de pornografia.

A preocupação é detalhar com clareza quais os tipos penais que limitam a nomeação de pessoas em cargos da administração pública municipal, uma vez que a lei original não particularizou os crimes contra a dignidade sexual, que deverão ser objeto de consulta, sobretudo aqueles previstos no Código Penal”, disse.

O projeto aguarda sanção ou veto do prefeito.

Muro Legal – O projeto da vereadora Maria Amélia (PSDB), que cria o programa “Muro Legal”, também foi aprovado na sessão. Segundo a autora, a intenção é reconhecer as práticas do grafite e do muralismo como manifestações artísticas de valor cultural, sem conteúdo publicitário, realizadas com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado.

A lei, caso sancionada pelo prefeito, autoriza a pintura de grafite e o muralismo em pilares de viadutos, pontes, passarelas, pistas de skate, muros públicos, escadas, e imóveis particulares com a permissão por escrita do proprietário.

Não estão permitas pinturas em imóveis e monumentos, públicos ou privados, integrantes do patrimônio histórico e cultural do município, Estado ou União, bem como o entorno definido no ato do tombamento.

O projeto aguarda sanção ou veto do prefeito.

Moradia – Já o terceiro documento aprovado foi a criação do plano de incentivo a projetos habitacionais de interesse social vinculado ao programa “Minha Casa, Minha Vida”, de autoria do prefeito Celso Florêncio de Souza.

O projeto estabelece critérios para a seleção dos benefícios como residir em Jacareí há no mínimo dois anos, não ter sido beneficiado por outro programa habitacional do Governo Federal, Estadual ou Municipal, não ter casa própria ou financiamento habitacional, e ser maior de 18 anos.

Terão prioridade as famílias em situação de risco, mulheres responsáveis pelo núcleo familiar, auxílio-aluguel aqueles que residem em áreas de preservação permanente ou em imóveis alugados, além de assegurar 3% das unidades habitacionais para idosos e 3% para pessoas com deficiência e seus familiares que possuam neurodivergências”, explicou o líder do governo.

Para viabilizar os empreendimentos, a proposta prevê incentivos fiscais e isenções tributárias, reduzindo os custos para as construtoras, tais como taxas administrativas, Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

Utilidade Pública – O último projeto aprovado, também por unanimidade, foi dos vereadores Valmir do Parque Meia Lua e Jean Araújo (ambos PP), que declararam de utilidade pública a Associação Atlética Família Nova Jacareí, entidade social sem fins lucrativos localizada no bairro Nova Jacareí.

A sessão ordinária é aberta ao público e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí, nos canais 39.2 Digital e 12 da Claro, além do aplicativo para Android e iOS e do canal do Youtube da TV.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest

Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:

  • Não saia muito do tema do tópico.
  • Não publique SPAM, visível ou mascarado.
  • Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
  • Seja educado.

Deixe um comentário