
A Comissão de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo (COSPU) da Câmara Municipal realiza no dia 13 de novembro (quinta-feira), às 18h, audiência pública para tratar do descarte de resíduos da construção civil em Jacareí.
Tais materiais são descartados em obras, reformas e demolições, como tijolos, concreto, solo, madeira e metais. A legislação brasileira, como a Resolução CONAMA 307/2002, classifica esses resíduos para facilitar sua gestão, com foco na reutilização e reciclagem para reduzir o volume enviado a aterros.
De acordo com a classificação, os resíduos são divididos em quatro classes, sendo elas:
Classe A: Resíduos reutilizáveis ou recicláveis, como concreto, argamassa, tijolos e blocos cerâmicos.
Classe B: Resíduos recicláveis que podem ser utilizados na indústria de plástico, papel, vidro e metal.
Classe C: Materiais que, até o momento, não possuem tecnologia de reciclagem viável, como o gesso.
Classe D: Resíduos perigosos, como tintas e amianto, que necessitam de tratamento e disposição especial.
A gestão adequada destes materiais é essencial para reduzir o impacto ambiental, já que a construção civil é uma das principais fontes de resíduos sólidos no Brasil, e a reutilização e a reciclagem contribuem para a diminuição e a quantidade de resíduos enviados a aterros, prolongando sua vida útil.
Fazem parte da Comissão os vereadores Paulinho dos Condutores (Podemos), Jean Araújo (PP) e Siufarne do Cidade Salvador (PL) que ocupam, respectivamente, os cargos de presidente, relator e membro.
A audiência pública é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí, nos canais 39.2 Digital e 12 da Claro, além do aplicativo para Android e iOS e do canal do Youtube da TV.
