
A Câmara Municipal realiza na quarta-feira (26), às 9h, a 38ª Sessão Ordinária do ano com cinco projetos inscritos na Ordem do Dia, entre eles a proposta do vereador Juex Almeida (PP), que cria a Política de Videomonitoramento Colaborativo.
Segundo o documento, o objetivo é ampliar a malha de vigilância urbana por meio da integração voluntária de câmeras privadas ao Centro de Operações Integradas (COI), que atualmente conta com cerca de 200 câmeras públicas.
A adesão poderá ser feita por condomínios residenciais e estabelecimentos comerciais sem custos de instalação e manutenção para a administração municipal, com limitação de captação a espaços públicos, sigilo e confidencialidade.
Caso aprovado em plenário, o texto segue para sanção ou veto do prefeito e passará a valer 90 dias após a publicação no Boletim Oficial.
Superdotados – Na sequência, o parlamento debate o projeto do presidente da Câmara, vereador Paulinho do Esporte (Podemos), que institui o Programa de Atenção Integral às Pessoas com Superdotação, com o intuito de identificar, valorizar e oferecer suporte integral às pessoas superdotadas.
“A identificação poderá ser feita pela escola, avaliação multiprofissional e por laudos externos emitidos por profissionais especializados na avaliação de altas habilidades”, disse Paulinho do Esporte.
Ainda de acordo com o Programa, a intenção é garantir uma educação personalizada, com currículos, métodos e técnicas que respeitem o ritmo e a forma de aprendizagem do estudante e atendimento especializado através da capacitação contínua dos profissionais da educação, saúde e assistência social.
Caso aprovado em plenário e sancionado pelo prefeito, o projeto cria ainda o Dia Municipal de Conscientização sobre a Superdotação, a ser celebrado anualmente no dia 10 de agosto, data reconhecida internacionalmente como o Dia da Superdotação.
Cultura da paz – O terceiro projeto é de autoria do prefeito, que cria a Política Municipal da Cultura de Paz e Cidadania. Entre os programas, destaque para o desenvolvimento intersetorial de projetos temáticos como bullying, inclusão, ética, combate às violências, racismo, etarismo, capacitismo, homofobia e intolerância religiosa.
A Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos será responsável pela coordenação geral da proposta, que terá o Núcleo de Incentivo a Práticas Autocompositivas (NUIPA) atuando como apoio técnico à gestão da Política, e em conjunto com os Conselhos Municipais para a garantia da Política Pública de Justiça Restaurativa.
Se aprovado, o projeto prevê a oferta de treinamento e capacitação continuada a servidores, professores, técnicos e instituições sobre mediação de conflitos, gestão ética, prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher, a criança, o adolescente, o idoso e outros grupos vulneráveis.
Plano Plurianual – O penúltimo documento da pauta trata da segunda discussão do Plano Plurianual (PPA) de Jacareí para o período de 2026 a 2029.
De autoria do prefeito, o PPA é o principal instrumento de planejamento estratégico da ação governamental no médio prazo, orientando a implementação das políticas públicas que resultarão em serviços à população, através de projetos estruturantes como o Recadastramento Imobiliário, a modernização e desburocratização das estruturas de cobrança e pagamento e a realização de auditorias tributárias.
Na primeira discussão, realizada na sessão da semana passada, o projeto recebeu 12 votos favoráveis (unanimidade).
Utilidade pública – De autoria do vereador Hernani Barreto (Republicanos), o plenário ainda fará discussão para declaração de Utilidade Pública a Radar Companhia de Dança, entidade sem fins lucrativos localizada na Avenida das Linhas, 299, Villa Branca.
Homenagens – Antes da Ordem do Dia, o Cerimonial da Câmara realiza Ato Solene conjunto de homenagem aos Doadores de Sangue de Jacareí e a entrega do Certificado de Qualidade de Serviços Comerciais “Comércio Nota 10”, conforme decretos legislativos de autoria do ex-vereadores Edinho Guedes e Fernando da Ótica Original, respectivamente.
Tribuna Livre – A mãe de criança integrante da Equipe Olímpica de Altas Habilidades de Jacareí, Jossiane Tamashiro, fará uso do espaço para abordagem do tema “Condição atual e perspectivas para a superdotação no Município”.
A sessão ordinária é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí, nos canais 39.2 Digital e 12 da Claro, além do aplicativo para Android e iOS e do canal do Youtube da TV.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.
