
O plenário da Câmara Municipal aprovou na sessão de quarta-feira (4) pedido de informações do vereador Gabriel Belém (PSB), que questionou o prefeito Celso Florêncio sobre o número de médicos com certificação ativa em Atendimento Cardiovascular Avançado e Atendimento em Trauma Avançado nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) Dr. Thelmo de Almeida Cruz e Parque Meia Lua.
No documento, Belém leva em consideração o cumprimento da Resolução nº 2.077/2014, do Conselho Federal de Medicina (CFM), que trata sobre o funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento e sobre a necessidade de capacitação específica para o atendimento de urgências e emergências.
Conforme a lei, médicos residentes, médicos estagiários e estudantes da graduação em Medicina não podem ser contabilizados como equipe médica contratada para atendimento no Serviço Hospitalar de Urgência e Emergência.
“Assim, é preciso saber a composição atual das equipes quanto ao tempo de experiência profissional, a quantidade de médicos com menos de dois anos de registro no CFM que atuam em regime de plantão e se, na hipótese de atuação de profissionais em início de carreira, qual é o protocolo de supervisão clínica adotado pelas diretorias técnicas para assegurar o suporte necessário durante atendimentos de maior complexidade”, indagou.
Fiscalização – A Secretaria Municipal de Saúde é responsável pela fiscalização da execução dos contratos firmados entre a administração pública e Organizações Sociais gestoras das UPA para a conformidade técnica das unidades em relação às normas do CFM e do Ministério da Saúde.
Neste caso, Gabriel pediu o envio de cópia do último relatório de fiscalização interna ou auditoria técnica realizada nas UPA e questionou a pasta sobre previsão de novos treinamentos ou de exigências contratuais relacionadas à educação continuada de seus prestadores de serviços.
“A segurança do paciente e a qualidade do atendimento pré-hospitalar dependem da constante atualização técnica das equipes, especialmente no que se refere aos protocolos de suporte avançado de vida”, concluiu.
O prefeito municipal tem 15 dias para responder aos questionamentos do vereador, podendo, com justificativa, ser prorrogado por prazo determinado.
Confira todos os trabalhos protocolados pelo vereador Gabriel Belém durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.
