Gabriel Belém cobra Prefeitura sobre falta de insulina e remoção de árvores das margens do Rio Paraíba

Em dois Pedidos de Informação protocolados na sessão ordinária da Câmara Municipal, na quarta-feira (11), o vereador Gabriel Belém (PSB) cobrou explicações da Prefeitura sobre a regularidade na entrega de insulina aos pacientes e a supressão de árvores de grande porte na Avenida Major Acácio Ferreira.

De acordo com os documentos aprovados pelo Plenário, Gabriel Belém questionou a maneira que o fornecimento da Insulina Lispro (Humalog), é feita, a fim de identificar possíveis falhas no planejamento da Secretaria de Saúde.

O parlamentar solicitou, para tanto, dados precisos sobre o estoque, o planejamento e a movimentação financeira destinada à compra do medicamento no período entre fevereiro de 2025 e fevereiro de 2026.

A cobrança incluiu, ainda, a apresentação imediata do Relatório Anual de Gestão, documento obrigatório para a demonstração transparente da aplicação das verbas públicas na cidade.

Quero entender se a instabilidade relatada pelos pacientes decorre de problemas na execução orçamentária ou de falhas no controle de demanda da rede municipal, pois essa irregularidade no fornecimento compromete diretamente o tratamento de pacientes diabéticos e coloca em risco a saúde pública“, declarou.

Ambiente – No outro Pedido de Informações, Gabriel Belém questionou a falta de informações claras sobre a supressão das árvores em área adjacente às margens do Rio Paraíba do Sul.

O parlamentar relatou que a intervenção gerou forte comoção e questionamentos da comunidade local.

Por isso, Gabriel Belém pediu os laudos técnicos individuais que justifiquem os cortes e questiona se houve estudos de impacto ambiental para compatibilizar projetos de infraestrutura, como ciclovias ou reformas de calçadas, com a manutenção da vegetação original.

Além disso, o parlamentar também perguntou se foi prevista alguma forma de compensação ambiental, com cronograma oficial e plano de replantio detalhado para compensar os danos causados à biodiversidade ribeirinha.

A vegetação local é fundamental para a estabilidade das margens e preservação da biodiversidade nativa“, complementou.

O prefeito municipal tem 15 dias para responder aos questionamentos do vereador, podendo, com justificativa, ser prorrogado por prazo determinado.

Confira todos os trabalhos protocolados pelo vereador Gabriel Belém durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest

Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:

  • Não saia muito do tema do tópico.
  • Não publique SPAM, visível ou mascarado.
  • Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
  • Seja educado.

Deixe um comentário