Administrador da Santa Casa presta informações à CEI da Câmara

O administrador da Santa Casa de Misericórdia de Jacareí, Anderson Teodoro da Silva prestou depoimento na tarde de quarta-feira (29) à Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Jacareí que apura o desaparecimento de exames da entidade. Teodoro foi o terceiro membro da área da saúde pública municipal ouvido pela CEI.

Durante o depoimento, que durou cerca de duas horas, o administrador reforçou as informações prestadas na última sexta-feira (24) pela gestora do hospital, Meire Cristina Ghilarducci, e informou que os cinco funcionários demitidos e os três que pediram demissão “não se adaptaram aos novos procedimentos” adotados pela atual administração.

Anderson explicou ainda como tomou conhecimento do problema, iniciado, segundo ele, em setembro do ano passado. “Tomei conhecimento do desaparecimento dos exames através dos pacientes, que me procuravam questionando os laudos e as imagens”, afirmou.

O vereador Valmir do Parque Meia-Lua (PSD), membro da CEI, questionou o administrador sobre o motivo da administração do hospital ter procurado a polícia para confeccionar o primeiro Boletim de Ocorrência três meses depois da ciência do desaparecimento dos exames.

Nossa resposta ao problema foi rápida e direta. Temos que entender que a Santa Casa de Jacareí realiza uma média de 250 exames por dia. Assim, fica compreensível realizarmos mais de 18 mil exames em menos de três meses”, explicou.

Ainda segundo Teodoro, a partir da segunda semana de novembro de 2014 até o final de fevereiro deste ano, a Santa Casa de Jacareí conseguiu refazer mais de 18 mil exames que haviam desaparecido do sistema.

Agrupamos esforços para imprimir agilidade e, nos últimos 60 dias, a procura para refazer os exames perdidos não existe mais porque todos foram refeitos até o fim de fevereiro, inclusive trabalhando na demanda normal de atendimento”, ressaltou.

Atualmente, conforme depoimento do administrador, a Santa Casa realiza uma média de 450 exames por dia. “Esse aumento no número de exames por dia é devido aos atendimentos com suspeita de dengue”, contextualizou.

Ao final do depoimento, a presidente da Comissão, vereadora Ana Lino (PMDB), requisitou ao administrador os nomes completos e contato dos ex-funcionários da unidade, demitidos e que pediram demissão. Segundo a parlamentar, os oito nomes deverão ser convocados nas próximas semanas pela CEI para prestar depoimento sobre o caso.

Para isso, a Comissão Especial de Inquérito da Câmara encaminhará nos próximos dias um ofício à administração da Santa Casa de Jacareí solicitando as informações. As datas dos próximos depoimentos serão agendadas a partir do recebimento dos dados dos ex-funcionários à comissão.

Legenda – O administrador da Santa Casa de Jacareí, Anderson Teodoro da Silva (à dir.) presta depoimento aos membros da CEI que investiga o desaparecimento de exames de pacientes da entidade de saúde

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest