Prédio da Prefeitura recebe o nome de Paço da Cidadania

Os vereadores de Jacareí aprovaram por sete votos favoráveis durante a 16ª Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira, 21 de maio, o processo número 62, de 2014, que altera o nome do prédio da Prefeitura de Jacareí. O projeto de autoria do Executivo, inicialmente previa a mudança da denominação de ‘Palácio Presidente Castello Branco’ para ‘Paço Municipal da Cidadania’, mas após aprovação de emenda, ficou estabelecido o nome “Paço da Cidadania”.

Os vereadores Valmir do Meia-Lua (PSD), Itamar Alves (PDT), Edgard Sasaki (DEM), Maurício Haka (PSDB) e Fernando da Ótica (PSC) votaram contra a propositura.

Na justificativa do projeto, Hamilton relembrou a efeméride dos 50 anos do chamado ‘Golpe Militar de 1964’, ocorrido no dia 1º de abril daquele ano. “[O período] marcou o início de uma longa noite que acabou por durar 21 anos. Uma noite de trevas que ficou tristemente marcada por uma série de abusos autoritários, crimes, torturas, prisões, carreiras interrompidas e vidas ceifadas”, disse.

Ainda na propositura, o prefeito relembrou fatos da época e as músicas de protesto, composta por cantores como Chico Buarque de Holanda, e condenou a ‘lembrança’ dos nomes dos presidentes militares em obras públicas. “De todo esse processo, ficamos com a certeza de que ‘celebrarmos’ nomes dos presidentes militares é a maior injustiça que cometemos para com a nossa própria história – e principalmente para com as vítimas da ditadura. Hoje, quando podemos assistir  ‘a manhã renascer e esbanjar poesia’, não há como dar quaisquer chances para que os nomes da ditadura sejam homenageados”, declarou.

 Durante o Regime Militar, cinco nomes se alternaram como comandantes do país: Humberto de Alencar Castelo Branco (1964-1967), Arthur da Costa e Silva (1967-1969), Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), Ernesto Geisel (1974-1979) e João Baptista Figueiredo (1979-1985). Em 1969, durante um curto espaço de tempo, uma junta governativa presidiu o Brasil.

 “Sem revisionismos e sem qualquer sentimento de vingança, hoje podemos ‘cobrar, com juros, todo esse amor reprimido, esse grito contido, este samba no escuro’. Que nestes 50 anos do golpe, portanto, festejemos a democracia tão duramente conquistada e deixemos, aos presidentes militares que personificaram a ditadura, espaço única e exclusivamente nos livros de história. Em Jacareí, que o nome da sede da Prefeitura Municipal, ‘Palácio Presidente Castelo Branco’, faça parte apenas do passado sombrio. Que possamos celebrar e comemorar um novo nome para o prédio do Executivo Municipal, o novo ‘Paço Municipal da Cidadania’”, finalizou o prefeito Hamilton.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest