Câmara comemora 120 anos de amizade entre Brasil – Japão com homenagem à comunidade Nikkei na cidade

Em comemoração aos 120 anos da assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, a Câmara Municipal de Jacareí realizou na noite da última quarta-feira (25) uma sessão solene para homenagear a comunidade japonesa da cidade.

Personalidades da colônia japonesa que contribuíram para o fortalecimento das relações entre os dois países e para o desenvolvimento de Jacareí foram homenageadas com a entrega de diploma de honra ao mérito, em solenidade instituída pelo decreto legislativo nº371/2015, de autoria do vereador Edgard Sasaki (DEM), que vigorou somente este ano.

A data foi escolhida por ter sido no mês de novembro de 1895 a assinatura do Tratado, que deu início à relação entre os dois países e é considerado marco decisivo na história da comunidade japonesa no Brasil. Em Jacareí, o início da imigração se deu em 1927 e, hoje, a comunidade nikkei na cidade conta com cerca de 2.500 integrantes.

Quatro representantes da colônia japonesa no município receberam o diploma, sendo eles: Haya Miyakawa, Carlos Tokuiti Amagai, Hisssachi Takehara e José Massamiti Narita. Já as instituições homenageadas foram: Associação Cultural e Desportiva Nipo-Brasileira de Jacareí, conhecida como Bunkyo, Seicho-no-ie do Brasil, Igreja Messiânica Mundial do Brasil e Associação Brasil Soka Gakkai.

Podemos sentir o carinho da sociedade brasileira em geral, tanto quando homenageamos, quanto quando somos homenageados”, disse Alberto Ueda, presidente do Bunkyo, em nome de todos os homenageados.

Em sua fala, o autor do decreto ressaltou o critério de escolha das pessoas e instituições homenageadas. “Hoje estamos homenageando os setores de serviços, comércio, agricultura e indústria”, explicou Sasaki. Devido à importância que esta comunidade tem em nosso município, sempre preocupada com o bem-estar e seu crescimento [da cidade], nos resta homenageá-la com uma simples e singela entrega de um diploma que vem vivenciar os 120 anos desta amizade”, afirmou.

Segundo o deputado estadual Hélio Nishimoto, presente na sessão, a data é “algo que não poderia passar em branco, porque hoje colhemos frutos riquíssimos dessa relação”, disse.

Participaram da solenidade a presidente da Fundação Cultural de Jacareí, Sônia Ferraz, representando o prefeito Hamilton Mota, além do presidente da Câmara, vereador Arildo Batista, e os vereadores Ana Lino (PMDB), Antonele Marmo (PT), Itamar Alves (PDT), Rogério Timóteo (PRB) e Valmir do Parque Meia Lua (PSD).

Relações diplomáticas – O Tratado de Amizade, Comércio e Navegação foi firmado porque, na década de 1890, havia uma grande expectativa brasileira por imigrantes japoneses, visto que o país sofria por falta de mão de obra rural e admitia imigrantes de diversos países.

A partir da assinatura deste tratado, imigrantes japoneses no Brasil cresceram em número, principalmente nos períodos imediatamente antes e depois da Segunda Guerra Mundial, e hoje formam a maior sociedade nikkei do mundo, estimada em 1.6 milhão de pessoas.

Legenda: Homenageados representam os vários setores da sociedade nos quais a colônia japonesa teve contribuição

Crédito: Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest