Câmara concede título de Cidadão Jacareiense a Edis Alves Abrantes Junior

Cerca de 250 pessoas, entre atletas, amigos e familiares, compareceram às galerias da Câmara Municipal na noite da última quarta-feira (7) para prestigiar a sessão solene de entrega de título de Cidadão Jacareiense a Edis Alves Abrantes Junior.

Edinho, como é conhecido pelos mais próximos, foi um dos responsáveis por trazer o rugby para Jacareí, em 2003. Apaixonado pelo esporte desde os 15 anos de idade, Edis foi figura chave para disseminar a prática da modalidade na região e auxiliar na criação do time da cidade, cujo início ocorreu com a fundação da Associação Esportiva Jacareí Rugby, em 2006.

A solenidade foi motivada a partir do Decreto Legislativo nº 385, de 1º de dezembro de 2016, de autoria do vereador Hernani Barreto (PT), e se refere a mais alta honraria que a Câmara Municipal concede em nome do povo jacareiense às pessoas que tenham, de forma direta ou indireta, prestado serviços relevantes à comunidade, trazendo significativa contribuição para o município, pelo exercício de suas atividades, sejam públicas ou privadas.

Em seu discurso na Tribuna, o homenageado agradeceu ao autor do decreto, ao município e afirmou que a construção do Centro de Treinamento de Rugby em Jacareí tornará a cidade uma referência para o esporte, inclusive para outras modalidades de alto rendimento olímpico. “É uma honra para mim fazer parte deste projeto que eu e tantos outros ajudamos a construir em Jacareí. Trabalho, força e amor, é assim que eu sinto essa cidade”, disse Edis.

Para Hernani, palavras como “humildade, comprometimento, solidariedade e amor ao esporte são palavras que ajudam a definir a pessoa muito especial que é o Edis”, afirmou o vereador. “Hoje é um dia histórico para Jacareí porque foi o dia em que a Câmara aprovou uma emenda ao Orçamento Municipal do próximo ano da ordem de R$ 1 milhão para o início da construção do Centro de Treinamento de Rugby de Jacareí”, lembrou Barreto.

Além do parlamentar, prestigiaram o evento os vereadores Edgard Sasaki e Valmir do Parque Meia Lua, ambos do PSDC, e a vereadora Rose Gaspar (PT), presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal.

Histórico – Edinho, como é conhecido pelos mais próximos, nasceu em Volta Redonda (RJ), em 19 de fevereiro de 1974, filho de Edis Alves Abrantes e Gervásia Barbosa Chaves Abrantes.

Por meio de parcerias firmadas com a Prefeitura de Jacareí e projetos aprovados em leis de incentivo ao esporte, transformou o time de rugbi da cidade em um dos maiores times da modalidade no cenário nacional, e assim, transformou, também, a realidade de muitas crianças e jovens atletas do município.

Hoje, o Jacareí Rugby conta com mais de 250 atletas, desde as categorias infantis até a adulta, possui título de utilidade pública municipal e uma forte estrutura administrativa.

Foi através do seu trabalho, da sua dedicação e do seu amor ao esporte, que Edis Abrantes levou o nome de Jacareí a ser reconhecido e respeitado nacionalmente pelo rugbi. Com tão pouco tempo de criação e tantas conquistas, atualmente, o Jacareí Rugby pertence à elite do rugby nacional.

Legenda – Ao centro, Edis recebe título de Cidadão Jacareiense das mãos do vereador Hernani Barreto (à esquerda), autor do decreto legislativo que concedeu a honraria

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest