A Câmara Municipal de Jacareí votou e aprovou por unanimidade na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 12, o projeto de lei número 160 que insere a inscrição ‘Barão de Santa Branca’ nas placas denominativas da Praça Francisco Lopes Chaves, localizada no bairro Parque Meia-Lua. A propositura é do vereador Edgard Sasaki (DEM).

O Barão (São Paulo, 1809 – Jacareí, 1884) foi deputado provincial nas legislaturas 1846-1847 e 1848-1849. Em 1852 foi um dos fundadores da Santa Casa de Misericórdia de Jacareí e por muitos anos foi o seu provedor. O título de Barão lhe foi dado por Dom Pedro II em 11 de setembro de 1854, quando era suplente de Juiz de Paz. Casado com Gertrudes Chave teve quatro filhos e, estes também fizeram história e enalteceram o nome de Jacareí. Dentre eles está o senador Joaquim Lopes Chaves.

Para Sasaki, o objetivo é dar conhecimento aos moradores do bairro e também à população da cidade sobre quem foi esta figura importante da história. “É uma singela homenagem que prestaremos a um cidadão que contribuiu co muitos anos de sua vida ao desenvolvimento de Jacareí, expondo assim uma informação aos que não o conhecem e nem sabem porque existe esse nome naquele local”, disse.

Conseguir, aliás, dados sobre a vida do homenageado foi bastante trabalhoso. Mas vale a pena saber sobre o Barão. “Já se passaram dois séculos de sua existência e pelo pouco encontrado soube que ele era um grande produtor de café em nosso município, além de nos dar transparência de que ele deixou como legado um exemplo de honestidade, simplicidade, humildade e amor ao próximo. E tudo isso, além de o Barão ter sido um dos fundadores e também provedor da Santa Casa de Jacareí”, comentou.

Também foi aprovado o Projeto de Lei do vereador Arildo Batista (PT) que denomina a Rua 10, no Jardim Novo Amanhecer como Rua Expedicionário Paulo de Moraes Pereira. O homenageado nasceu em Jacareí e foi integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), combatendo na Segunda Guerra Mundial. Após o final do conflito, retornou ao Brasil onde trabalhou no Tiro de Guerra de Jacareí.

Projetos adiados – Os outros dois processos que estavam na Ordem do dia – projeto de lei número 101 que cria o Certificado de Qualidade de Serviços Comerciais a ser concedido aos estabelecimentos comerciais com mais de dez anos no município de Jacareí, de autoria do vereador Fernando da Ótica Original (PSC), e o projeto de lei de autoria do vereador Valmir do Parque Meia-Lua (PSD) que deseja a disponibilização em todos os estacionamentos de supermercados, agências bancárias, shoppings, lojas e comércios similares do município, de uma vaga destinada às gestantes – foram adiados.

Vereador Arildo ao lado dos familiares do homenageado, Douglas Eduardo Ramos Pereira (neto) e José Gonçalo Moraes Pereira (filho)

Vereador Arildo ao lado dos familiares do homenageado, Douglas Eduardo Ramos Pereira (neto) e José Gonçalo Moraes Pereira (filho)

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest