O plenário da Câmara Municipal aprovou na sessão desta quarta-feira (4) projeto da vereadora Maria Amélia (PSDB), que institui a Feira Literária de Jacareí (FLIJ) no calendário de eventos oficiais do município.
Aprovada por 12 votos favoráveis (unanimidade), a propositura tem o objetivo de promover a leitura, o acesso à cultura, à qualificação dos acervos das bibliotecas e das escolas municipais e a visibilidade aos autores locais, para o desenvolvimento de crianças e adolescentes do vocabulário e habilidades de comunicação, e o estímulo à criatividade, à imaginação e ao pensamento crítico de análise.
Na Tribuna, a autora afirmou que através da leitura, as crianças podem explorar diferentes emoções e aprender a lidar com elas de maneira saudável. “Livros infantis frequentemente abordam temas como amizade, medo, coragem e empatia, ajudando as crianças a entender e processar suas próprias emoções”, disse Maria Amélia.
O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Izaias José de Santana.
Lesões – O segundo projeto aprovado, também por unanimidade, foi da vereadora Juliana da Fênix (PL), que cria a “Campanha de Prevenção, Conscientização e Combate às Lesões Autoprovocadas em Crianças e Adolescentes”.
A campanha, que aguarda sanção ou veto do prefeito para entrar em vigor, fará parte do calendário de eventos oficiais de Jacareí e será realizada anualmente no mês de setembro, com ampla divulgação nas escolas e instituições que atendam e/ou sejam frequentadas por crianças e adolescentes, seus pais ou responsáveis com o objetivo de conscientizar a população a respeito das possíveis origens e motivações sobre o tema.
“Será incentivado o monitoramento dos filhos pelos pais e responsáveis legais, para desencorajar a disseminação da prática da automutilação, sobretudo em ambientes virtuais como redes sociais e Internet”, disse a autora.
Adiado – O projeto do vereador Paulinho dos Condutores (Podemos), que permite regular o tempo de espera nas filas dos setores de açougue, frios e hortifrutigranjeiros de supermercados e congêneres, foi adiado por cinco sessões a pedido do vereador Rogério Timóteo (Republicanos).
“Pedi o adiamento porque acredito na necessidade de inclusão de advertências antes de multar o estabelecimento que descumprir a nova regra”, afirmou Timóteo.
Segundo a proposta – que altera a Lei nº 5.425/2009 – os hipermercados e supermercados serão obrigados a manter, nos setores de caixa, açougue e hortifrúti, funcionários em número compatível com o fluxo de usuários para permitir que os consumidores sejam atendidos em tempo razoável.
“Será considerado como tempo razoável para o atendimento no setor de caixas até cinco minutos em dias normais, e de até 20 minutos, do quinto ao sétimo dias úteis de cada mês. Já nos setores de açougue, frios e hortifrúti será considerado razoável até cinco minutos em dias normais, e de até 10 minutos, do quinto ao sétimo dias úteis de cada mês”, disse o autor.
Os períodos de tempo serão delimitados pelos horários de ingresso e saída do usuário no recinto onde estão localizados os respectivos setores. No caso de descumprimento, a medida impõe multa no valor de R$ 8.900,00 (100 Valores de Referência do Município – VRM).
O projeto deve retornar à pauta na sessão ordinária de 9 de outubro.
A sessão ordinária é aberta ao público e foi transmitida ao vivo, pela TV Câmara Jacareí, nos canais 39.2 Digital, 12 da Claro, e também pelo Youtube e Facebook da TV Câmara Jacareí.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.