
Os cinco projetos constantes da Ordem do Dia da 28ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jacareí, de quarta-feira (17), foram aprovados por unanimidade. Entre eles, os projetos de autoria do vereador Daniel Mariano (PL), do vereador Juex Almeida (PP), e mais três de autoria do prefeito Celso Florêncio de Souza.
Prevenção – Motivado pelo crescente número de jovens endividados e seduzidos pelas promessas de enriquecimento fácil, o Projeto de Lei do Legislativo (PLL) 57/2025, de autoria do vereador Daniel Mariano, cria o Programa de Educação Financeira e Investimentos nas escolas da rede pública de Jacareí.
De acordo com o escopo do projeto, a intenção é formar cidadãos financeiramente conscientes desde sua juventude por meio da prevenção ao endividamento enquanto estimula a cultura do investimento responsável.
Segundo o vereador, “este é um desafio silencioso, que cresce na medida em que o fácil acesso à tecnologia propaga a ilusão do enriquecimento fácil entre os jovens, com consequências desastrosas para a sociedade”.
O texto prevê, ainda, o desenvolvimento de materiais didáticos adequados por faixas etárias, a capacitação de professores e a possibilidade de parcerias com universidades e especialistas da área de educação financeira.
O projeto aprovado segue para sanção ou veto do Poder Executivo.
Hinos – Também voltado para a formação escolar, o Projeto de Lei do Legislativo (PLL) 30/2025, do vereador Juex Almeida, torna obrigatória a execução semanal do Hino Nacional Brasileiro e do Hino Oficial de Jacareí nas escolas públicas e privadas da cidade.
Conforme explicou em seu discurso na tribuna, “esta iniciativa estimulará a valorização da identidade cultural e o reconhecimento dos marcos históricos e simbólicos que representam os fundamentos da República, da cidadania e da história local”.
O texto aprovado em plenário segue para sanção ou veto do prefeito.
Arborização – O Projeto de Lei do Executivo (PLE) 31/2025, do prefeito Celso Florêncio de Souza, institui o Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU), para promover o planejamento de plantio e manutenção de árvores nas áreas urbanas de Jacareí.
O Plano foi elaborado após estudo técnico realizado pela empresa Consórcio EnvEx-Ferma, que comprovou que 32,74% do território de Jacareí é ocupado por pastagem; 31,49% pela agricultura; 17,07% por formações florestais; e 10,48% por infraestrutura urbana.
O PMAU tem caráter permanente e será revisado a cada cinco anos, servindo como um instrumento para a preservação ambiental.
Saneamento – Outro projeto de autoria do prefeito aprovado pelo plenário, o Projeto de Lei do Executivo (PLE) 22/2025, altera a Lei Municipal nº 6.581/2023, que autoriza o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) a instalar soluções individuais de tratamento de efluentes no bairro Veraneio Irajá. Aprovado com 12 votos favoráveis e nenhum contrário, o projeto exclui o critério de renda per capita de até meio salário mínimo, mantendo apenas o de renda familiar de até três salários mínimos, que, segundo justificativa apresentada pelo prefeito, melhor reflete a realidade socioeconômica da população alvo.
Conforme o texto, a intenção é possibilitar, ainda, a instalação de sistemas alternativos de tratamento, como o biodigestor, cuja adoção dependerá de avaliação técnica, econômica e orçamentária, desde que estejam em conformidade com as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Reestruturação Administrativa – A terceira proposta do prefeito, o Projeto de Lei do Executivo (PLE) 30/2025, altera a estrutura administrativa da Prefeitura, com mudanças que incluem a renomeação da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana para Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano e o remanejamento de unidades entre secretarias.
O projeto também cria a Diretoria de Convênios e Prospecção, vinculada ao Gabinete do Prefeito, e a Diretoria de Manutenção, além da Unidade de Supervisão de Inclusão, na Secretaria Municipal de Educação.
“A intenção é promover a reestruturação de órgãos e unidades administrativas de diversas secretarias municipais, no remanejamento de departamentos e diretorias para o alinhamento às políticas públicas de cada área”, justificou Celso.
Os três projetos do Executivo aprovados na Sessão seguem para publicação no Boletim Oficial.
Solenidade – Antes da Ordem do Dia, o Cerimonial da Câmara realizou o Ato Solene de entrega do Selo “Empresa Amiga da Pessoa com Deficiência”, atendendo ao disposto no Decreto Legislativo nº 423/2020, de autoria da ex-vereadora Lucimar Ponciano.
Nesta edição, foram homenageados o hipermercado Atacadão S.A. e o Shibata Supermercados, como reconhecimento por suas políticas de inclusão para pessoas com deficiência.
A sessão ordinária é aberta ao público e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí, nos canais 39.2 Digital e 12 da Claro, além do aplicativo para Android e iOS e do canal do Youtube da TV.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.