
Por unanimidade (13) votos, o Plenário da Câmara Municipal aprovou na sessão desta quarta-feira (15) a primeira discussão de projeto do vereador Juex Almeida (PP), que institui o Regime de Fiscalização Colaborativa de Resíduos Sólidos e autoriza o uso de provas digitais na lavratura de autos de infração.
A medida, que altera o Código de Normas, Posturas e Instalações Municipais (Lei Complementar nº 68/2008), admite como prova material da infração o fornecimento de registros de fotos ou vídeos captados por cidadãos, bem como imagens de sistemas de videomonitoramento público ou privado, que demonstrem o ato de descarte irregular de resíduos.
Segundo o autor, a aceitação da prova digital fica condicionada à identificação inequívoca do infrator ou da placa do veículo utilizado no descarte, além da indicação precisa da data, horário e localização do fato.
“A intenção é aumentar a efetividade do controle urbano, permitindo que a administração pública atue em locais e horários periféricos onde a presença do fiscal é limitada. Intervenções baseadas em evidências digitais reduzem a impunidade e garantem uma cidade mais limpa”, afirmou Almeida.
Como se trata de alteração do Código de Normas, Posturas e Instalações Municipais, o texto necessita de segunda discussão e aprovação do parlamento, com a sanção do prefeito Celso Florêncio de Souza e publicação no Boletim Oficial antes de entrar em vigor.
Executivo – Dois projetos do prefeito municipal foram aprovados na sessão. O primeiro, aprovado por 12 votos, consolidou de compra de imóvel de 146 metros quadrados localizado na Rua Francisco de Lima Sobrinho, nº 158, no Jardim Guarani, no valor de R$ 60 mil.
O imóvel foi adquirido pela Prefeitura em 2009. No entanto, o registro na matrícula necessita de lei específica que consolide e convalide o ato de compra, conferindo segurança jurídica ao registro imobiliário do bem em nome do município.
O segundo – aprovado por 10 votos favoráveis e dois contrários, dos vereadores Luís Flávio (PT) e Gabriel Belém (PSB) – modificou a estrutura administrativa das secretarias de Infraestrutura e Zeladoria Urbana e de Segurança e Defesa do Cidadão.
Na primeira pasta, será criada a Unidade de Gestão de Resíduos Sólidos; na segunda, a proposta cria uma Função Gratificada (FG1) para aprimorar rotinas administrativas e operacionais, no valor de R$ 1.207,79.
Retirados – O vereador Daniel Mariano (PL) retirou seus dois projetos da Ordem do Dia que tratavam sobre a regulamentação da entrega de encomendas feitas por motoboys em condomínios, e a implementação de espaços públicos de apoio a trabalhadores de serviços de entrega, especialmente motofretistas.
De acordo com Mariano, os documentos necessitam de alterações antes da discussão em Plenário e ainda não há previsão de retorno à pauta.
Nome de rua – O quarto e último projeto aprovado, por aclamação, foi da vereadora Maria Amélia (PSDB), que denominou a atual Rua Seis, no Distrito de São Silvestre, como Rua Joaquim Alexandre de Brito.
Tribuna Livre – A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Arujá (SP), Clau Camargo, fez uso do espaço legislativo para abordar o tema “Importância do descarte correto de lixo”, a convite do vereador Juex Almeida.
A sessão ordinária é aberta ao público e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí, nos canais 39.2 Digital e 12 da Claro, além do aplicativo para Android e iOS e do canal do Youtube da TV.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.

















