
A Câmara Municipal realiza na quarta-feira (12), às 9h, a 36ª Sessão Ordinária do ano com seis projetos inscritos na Ordem do Dia, entre eles duas propostas relacionadas aos direitos da causa animal, sendo um do prefeito e outro do vereador Hernani Barreto (Republicanos).
No primeiro, de autoria do chefe do Executivo, a intenção é regularizar o funcionamento e a fiscalização de abrigos de cães e gatos mantidos por protetores independentes e Organizações da Sociedade Civil (OSC).
Para o funcionamento, as OSC deverão estar cadastrados junto à Diretoria de Proteção Animal e possuir plano de funcionamento do abrigo, incluindo capacidade de acolhimento, controle sanitário e programas de adoção, promoção de campanhas de castração, e contar com a supervisão de um responsável técnico registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e possuir registro do abrigo nesse mesmo conselho.
Já os abrigos mantidos por protetores independentes deverão apresentar relatório das atividades realizadas, declarações de veterinários, voluntários ou adotantes que atestem a atuação no acolhimento e reabilitação de animais; documentos que comprovem vínculos com redes de proteção animal e participação em campanhas de adoção; comprovação de infraestrutura adequada para manutenção dos animais, conforme prevê a Resolução nº 1.069/2014 do Conselho Federal de Medicina Veterinária; apresentar plano de adoção responsável, entre outros.
Em caso de descumprimento, proposta também prevê penalidades que variam desde advertência até cassação do alvará de funcionamento e interdição do abrigo em caso de reincidência ou infrações graves.
Animais em condomínios – O segundo projeto relacionado à causa animal trata da habitação de animais domésticos em condomínios, proibindo a criação ou a manutenção do animal trancado em sacada ou varanda, sem livre acesso ao interior do imóvel.
Segundo Hernani, caso o animal produza barulho excessivo ao longo do dia, o prejudicado deverá comunicar a situação ao tutor, para que o responsável cuide do animal com o objetivo de manter a boa convivência entre os condôminos.
Caso aprovado em plenário e sancionado pelo prefeito, a lei entre em vigor seis meses após a publicação no Boletim Oficial do Município, com previsão de multa de R$ 931,20 ou 10 Valores de Referência do Município (VRM), em casos de descumprimento.
Fundo Social – Também de autoria do prefeito, a Câmara fará discussão e votação de projeto que altera a estrutura do Fundo Social de Solidariedade, com o objetivo de adequar sua estrutura às dinâmicas sociais contemporâneas e às necessidades atuais e futuras da comunidade local.
O objetivo da proposta é aperfeiçoar os mecanismos de transparência, participação social e fiscalização, assegurando a correta aplicação dos recursos e permitindo que a sociedade acompanhe e avalie suas ações. Ao mesmo tempo, conferir autonomia administrativa e financeira, indispensável para que o Fundo opere com eficiência no cumprimento de seus objetivos.
Feirante e Síndico – Na sequência, o plenário discutirá a criação dos dias do Feirante e do Síndico, de autoria dos vereadores Valmir do Parque Meia Lua (PP) e Hernani Barreto, respectivamente. Caso aprovados, o Dia do Feirante será comemorado anualmente em 25 de agosto, e o Dia do Síndico em 30 de novembro.
Título de Cidadania – O último projeto da semana é de autoria do vereador Daniel Mariano (PL), que pretende conceder Título de Cidadania. Segundo o Regimento Interno da Câmara Municipal, a votação de matérias dessa natureza deve ocorrer de forma secreta e sigilosa, com a aprovação de, no mínimo, sete vereadores (maioria absoluta).
Solenidade – Antes da Ordem do Dia, o Cerimonial da Câmara realiza Ato Solene em Homenagem ao Atirador do Tiro de Guerra, conforme Decreto Legislativo nº 292/2009, de autoria do ex-vereador Diobel de Lima Fernandes.
A sessão ordinária é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí, nos canais 39.2 Digital e 12 da Claro, além do aplicativo para Android e iOS e do canal do Youtube da TV.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.
