
A Câmara Municipal realiza na quarta-feira (19), às 9h, a 37ª Sessão Ordinária do ano com oito projetos inscritos na Ordem do Dia, entre eles a primeira discussão do documento que trata sobre o Plano Plurianual (PPA) de Jacareí para o período de 2026 a 2029.
De autoria do prefeito, o PPA é o principal instrumento de planejamento estratégico da ação governamental no médio prazo, orientando a implementação das políticas públicas que resultarão em serviços à população, através de projetos estruturantes como o Recadastramento Imobiliário, a modernização e desburocratização das estruturas de cobrança e pagamento e a realização de auditorias tributárias.
Segundo o documento, nas áreas da saúde e educação estão previstas a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a consolidação da telemedicina e do Programa Remédio em Casa, a implementação da Clínica da Mulher, criação de creches com horários estendidos, o fortalecimento do Plano de Atendimento da Educação Especial (AEE), a expansão do ensino integral e a introdução de tecnologia nas escolas.
Nos demais setores, o Plano estabelece a implementação do Centro de Inteligência de Trânsito (CIT), a execução de obras de infraestrutura e ampliação do Centro de Operações Integradas (COI), a criação do novo Centro de Formação do Trabalhador, o desenvolvimento do Programa Jovem em Foco e do Programa Cidade Empreendedora.
Ainda fazem parte o estímulo à inovação por meio do Programa de Incentivo à Inovação (PII), a difusão cultural através do Programa Cultura no Bairro, a implantação do Centro de Atenção ao Esporte e à Atividade Física, assim como a universalização da iluminação pública com 100% LED.
Exames – De autoria do vereador Paulinho dos Condutores (Podemos), o plenário fará discussão de proposta que obriga alunos de academias de ginástica a apresentarem exames cardiológicos, com laudo médico, no ato da matrícula, e a cada seis meses, durante o período de permanência na academia, que será responsável pela retenção de cópia do exame seja em meio físico ou digital.
Caso aprovada em plenário e sancionada pelo prefeito, a regra estabelece penalidades que vão desde advertência até suspensão do alvará de funcionamento, e passará a valer 90 dias após publicação no Boletim Oficial.
Corretor de imóveis – Também de autoria do vereador Paulinho dos Condutores, será analisada proposta que inclui no calendário de eventos oficiais o Dia do Corretor de Imóveis, evento que, se aprovado, será realizado todos os anos no dia 27 de agosto.
Fila de espera – O quarto tem da pauta é do vereador Jean Araújo (PP), que assegura aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Jacareí o direito à informação quanto à sua posição na fila de espera dos procedimentos oferecidos pela rede saúde pública do município.
Segundo Araújo, a Prefeitura fará avaliação sobre a forma de acesso, seja através de aplicativo, Portal da Transparência ou outro meio que garanta a transparência das informações e o sigilo de cada paciente.
Capoeira – Na sequência, a Câmara Municipal analisa proposta da vereadora Maria Amélia (PSDB), que pretende reconhecer a capoeira regional e de Angola como patrimônio cultural de Jacareí.
“As escolas de educação básica poderão fazer parcerias com pessoas físicas, associações, ligas e federações ou outras entidades que representem e congreguem mestres e demais profissionais de capoeira, com o ensino integrado à proposta pedagógica da escola de forma a promover o desenvolvimento cultura dos alunos”, disse a autora.
Selo – O sexto projeto é do vereador Juex Almeida (PP), que pretende criar o Selo Empresa do Futuro, destinado ao reconhecimento de boas práticas em inovação tecnológica ética e responsável, sustentabilidade ambiental e uso consciente dos recursos naturais, conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), responsabilidade social e contribuição comunitária efetiva.
Caso aprovado, a norma será realizada anualmente no mês de maio com a entrega do selo em três níveis de reconhecimento: ouro, prata e bronze.
Regimento Interno – De autoria da Mesa Diretora, o parlamento discutirá alteração do Regimento Interno para a oficialização do novo Sistema de Gerenciamento de Votação Parlamentar (SGVP), medida que substitui práticas manuais por procedimentos digitais nas deliberações em plenário.
Entre as principais mudanças estão o uso preferencial do sistema eletrônico para registro de presença, uso da palavra e votação, inclusive nas hipóteses de voto secreto, dispensando o uso de cédulas e demais trâmites físicos; aprimora a condução dos debates, regulamentando o direito de resposta imediata em caso de fala agressiva ou desrespeitosa, contribuindo para a manutenção do decoro parlamentar e do respeito mútuo entre os vereadores.
Utilidade pública – O último documento da semana é do vereador Hernani Barreto (Republicanos), que visa declarar utilidade pública a entidade esportiva Zabia Mountain Bike e Ciclismo Esport Club, fundada em maio de 1997 na Rua Chiquinha Schurig, no Centro.
Solenidade – Antes da Ordem do Dia, o Cerimonial da Câmara realiza Ato Solene de entrega do Prêmio “Guarahna Ramos” em homenagem aos artistas de Jacareí, conforme Decreto Legislativo nº 462/2022, de autoria do ex-vereador Edgard Sasaki e da vereadora Maria Amélia.
Tribuna Livre – A presidente da Associação Empreendedoras de Sucesso, Eliane Cristina Galvão Anacleto, fará uso do espaço para abordagem do tema “Empreendedorismo Feminino”.
A sessão ordinária é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí, nos canais 39.2 Digital e 12 da Claro, além do aplicativo para Android e iOS e do canal do Youtube da TV.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.
