Câmara regulamenta bancas de jornais e institui órgãos de Saúde em Jacareí

Os vereadores de Jacareí aprovaram, por unanimidade, os dois projetos de lei que estavam na pauta da Ordem do Dia da 33ª Sessão Ordinária realizada na manhã de quarta-feira (22), no Plenário do Legislativo Municipal.

No primeiro deles, de autoria do prefeito Hamilton Mota (PT), os parlamentares aprovaram o projeto de lei nº 024/2014, que cria o Conselho Municipal de Saúde, a Conferência Municipal de Saúde, e o Fundo Municipal de Saúde.

Apesar de ambos os instrumentos já existirem e atuarem no município, a lei foi alvo de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), meio pelo qual a Justiça julgou que a autoria do projeto deveria ser de iniciativa do Executivo Municipal, e não através de proposição desta Casa Legislativa.

Assim, o prefeito Hamilton tomou posse da autoria e promoveu a alteração do documento, o qual obteve aprovação unânime do Plenário.

O projeto do prefeito apenas altera a autoria da propositura, nada além. O Conselho, a Conferência e o Fundo já existem na cidade e continuarão a exercer seus papéis de promover o controle social da Saúde em nosso município”, afirma o líder do governo na Câmara, vice-presidente da Casa, vereador Arildo Batista (PT).

Os órgãos atuam no sentido de propiciar a participação da sociedade organizada na administração da Saúde, sob a forma do controle social das políticas e programas relacionados à área, em Jacareí.

Em síntese, o Conselho é um mecanismo colegiado que atua, em caráter permanente e deliberativo, na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive no que tange aos aspectos econômicos e financeiros.

Segundo determinação da legislação federal, o Conselho deve ser formado por 50% de representantes dos usuários da Saúde, 25% por profissionais da área e 25% por prestadores de serviços e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), do município.

Em Jacareí, segundo o texto do projeto de lei, o Conselho é composto por 20 membros titulares e seus respectivos suplentes.

BANCAS DE JORNAIS E REVISTAS Além do projeto que cria o Conselho, a Conferência e o Fundo Municipal de Saúde, os vereadores aprovaram o projeto de lei que regulamenta o funcionamento de bancas de jornais e revistas, em Jacareí.

De autoria do vereador Paulinho do Esporte (PMDB), o projeto pretende que a instalação de bancas de jornais e revistas ocorra por meio de outorga de permissão de uso de áreas públicas, a título precário, em locais determinados pela Prefeitura e mediante publicação de edital de convocação dos interessados. “O projeto tem como objetivo promover a adequada compilação da legislação vigente, uma vez que o espaço da banca de jornal está inserido na cultura e hábitos de nossa cidade”, afirma Paulinho.

EMENDAS – Duas emendas foram apresentadas e aprovadas no texto da lei. Uma permite às bancas de jornais e revistas a comercialização de bebidas não alcoólicas (águas, sucos industrializados, refrigerantes) e de aparelhos eletroeletrônicos de pequeno porte (fones de ouvido, pen-drives, cartões de recarga de celular, entre outros).

Já a segunda, restringiu a transmissão de concessão do direito de uso do espaço público (a banca), em caso de falecimento do respectivo permissionário. De acordo com a emenda, a transmissão será concedida a pais e filhos (herdeiros ascendentes e descendentes, respectivamente) do proprietário do estabelecimento.

Antes de entrarem em vigor, os projetos de lei precisam passar pela sanção do Executivo Municipal e depois publicados no Boletim Oficial do Município (B.O.M).

Rodrigo Vieira/CMJ
Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest