Por unanimidade (13 votos), o plenário da Câmara Municipal rejeitou o veto total do prefeito Izaias José de Santana à Lei nº 124/2024, que revoga a contribuição de 14% sobre os proventos de aposentadoria e pensões que excedem três salários mínimos, concedidos pelo Instituto de Previdência do Município de Jacareí (IPMJ).
O veto foi incluído de forma extraordinária na Ordem do Dia após a leitura e aprovação pelos vereadores do requerimento de inclusão.
A proposta, aprovada por unanimidade na sessão de 21 de agosto, visa restabelecer como base de contribuição apenas a faixa que ultrapasse o valor do teto máximo pago aos beneficiários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). A medida altera a Lei Complementar nº 117, de 22 de julho de 2022, que modificou, no âmbito municipal, a base de cálculo da incidência de contribuição previdenciária sobre aposentadorias recebidas pelos servidores públicos municipais inativos, bem como sobre o benefício previdenciário de pensão por morte concedido aos seus dependentes.
O projeto é de autoria do vereador Luís Flávio (PT) e coassinado pelos vereadores Hernani Barreto e Rogério Timóteo (ambos do Republicanos), Maria Amélia (PSDB), Paulinho dos Condutores (Podemos), Juliana da Fênix (PL), Sônia Patas da Amizade, Dr. Rodrigo Salomon, e pelo presidente Abner Rosa (todos do PSD).
“O dinheiro retirado através dos 14% de contribuição previdenciária significa menos comida na mesa, menos lazer e qualidade de vida para os aposentados e pensionistas de Jacareí”, afirmou Luís Flávio.
Segundo o prefeito, o projeto deveria ser vetado integralmente por conter “vício de iniciativa”, já que, de acordo com ele, não poderia ter sido apresentado pela Câmara Municipal, além de violar o princípio do equilíbrio financeiro e atuarial.
“A proposta fere o princípio do equilíbrio financeiro e atuarial do Instituto, implicando em renúncia de receita pela gestão municipal, além de não vir acompanhada do respectivo impacto orçamentário e financeiro”, argumentou Izaias.
De acordo com a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Câmara, o projeto não apresenta inconstitucionalidade, cabendo debate apenas sobre uma possível contrariedade ao interesse público.
Violência política – Também por unanimidade (12 votos), foi aprovado o projeto da vereadora Juliana da Fênix (PL), que institui o programa de Combate e Enfrentamento ao Assédio e à Violência Política contra a Mulher em Jacareí.
O objetivo da medida é eliminar atos, comportamentos e manifestações, individuais ou coletivas, de violência política e perseguição que, direta ou indiretamente, afetam as mulheres no exercício de atividades parlamentares e de funções públicas. Além disso, visa assegurar o pleno exercício dos direitos políticos das mulheres filiadas a partidos políticos, candidatas, eleitas ou nomeadas, independentemente de sua raça, sexualidade ou religiosidade.
“Serão considerados assédio e/ou violência quaisquer atos que impeçam ou restrinjam a reintegração de mulheres a seus cargos após o gozo de licença justificada, que limitem o uso da palavra em sessões ou reuniões de comissões, ou que apliquem sanções pecuniárias, descontos arbitrários e ilegais ou retenção de salários”, afirmou a autora.
Segundo o projeto, qualquer ato de violência ou assédio contra mulheres praticado por ocupantes de mandato parlamentar será considerado quebra de decoro, com a instauração de procedimento disciplinar para apuração dos fatos e aplicação das penalidades cabíveis.
Os projetos, na íntegra, podem ser acessados no site do Legislativo, por meio do link: https://www.jacarei.sp.leg.br/ordem-do-dia/ordem-do-dia-25-09-2024.
Solenidade – Antes da Ordem do Dia, o Cerimonial da Câmara realizou uma solenidade para a entrega do Selo “Empresa Amiga da Pessoa com Deficiência”, nos termos do Decreto Legislativo nº 423/2020, de autoria da ex-vereadora Lucimar Ponciano.
As empresas homenageadas este ano foram Atacadão S/A e Tenda Atacado.
A sessão ordinária é aberta ao público e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí, nos canais 39.2 Digital e 12 da Claro, além do Youtube e Facebook da TV Câmara Jacareí.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.