A Câmara Municipal realiza na quarta-feira (30), às 9h, a 34ª Sessão Ordinária do ano com quatro projetos inscritos na Ordem do Dia, entre eles duas propostas do vereador Edgard Sasaki (PSDB), que tratam sobre alterações na lei de uso e ocupação do solo e no Código de Obras e Edificações de Jacareí.
O primeiro documento altera a Lei nº 5.867/2014, que normatiza o uso, ocupação e urbanização do solo, permitindo a redução da Taxa de Permeabilidade no terreno se houver a utilização de um sistema destinado a reserva de águas pluviais, visando o retardo da água para posterior lançamento na rede pública de drenagem.
Segundo Sasaki, a medida retarda ao máximo o volume de detenção das águas pluviais durante as chuvas torrenciais, “passando dos atuais 10 litros/m² para 60 litros/m², razão que, em virtude das mudanças climáticas constantes, faz com que tenha aumentado demasiadamente o volume das águas, ocasionando grandes enchentes na cidade”.
Para ser aprovada, a proposta precisa passar por duas discussões no Plenário, com o voto favorável da maioria simples dos vereadores.
Permeabilização – Já o projeto que altera o Código de Obras define que áreas de estacionamento, circulação e similares, 30% da área total ocupada deverá ser revestida com piso drenante permeável ou reservado com área naturalmente permeável e vegetada.
“A diferença é que na norma atual restringe a implantação de sistema para a captação e retenção de águas pluviais somente em telhados, coberturas, terraços e pavimentos descobertos, bem como em lotes, edificados ou não, que tenham área impermeabilizada superior a 500 metros quadrados”, disse.
Para alteração do Código de Normas também é necessária a aprovação em duas discussões no Plenário, com o voto favorável da maioria simples dos vereadores (sete votos).
Adiado – Inscrito de forma extraordinária na Ordem do Dia da semana passada e adiado por uma sessão a pedido do vereador Luís Flávio (PT), a Câmara fará discussão e votação do projeto do prefeito, que altera a Lei n° 6.121, de 13 de abril de 2017, que trata da Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Município de Jacareí.
Segundo Luís Flávio, há necessidade de criação de emenda que exclua a obrigatoriedade do pagamento de honorários advocatícios no valor de 10% às pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica.
A alteração tem por finalidade atender as determinações impostas pelo Conselho Nacional de Justiça, por meio da Resolução n° 547, de 22 de fevereiro de 2024, e do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que determinam que o ajuizamento de execução fiscal dependerá de prévia adoção de solução administrativa, sendo uma delas o protesto da dívida ativa e a possibilidade de parcelamento da dívida ativa.
Título – A quarta propositura é de autoria da vereadora Juliana da Fênix (PL), que pretende conceder Título de Cidadania. Segundo o Regimento Interno da Câmara, a votação de matérias dessa natureza é realizada de forma secreta, sendo necessário a aprovação de 2/3 dos vereadores, ou seja, nove votos favoráveis.
Solenidade – Antes da Ordem do Dia, o Cerimonial da Câmara realiza Ato Solene conjunto de outorga das Láureas de Honra ao Mérito “Servidor Público Padrão”, nos termos do Decreto Legislativo nº 366/2015, e “Prefeito Dr. Thelmo de Almeida Cruz”, nos termos dos Decretos Legislativos nº 326, 339, 368 e 475/2023.
Os projetos, na íntegra, podem ser acessados no site do Legislativo, por meio do link:
https://www.jacarei.sp.leg.br/ordem-do-dia/ordem-do-dia-30-10-2024/
A sessão ordinária é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí, nos canais 39.2 Digital e 12 da Claro, além do Youtube e Facebook da TV Câmara Jacareí.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.