Comissão entrega à Câmara projeto de lei do Plano de Carreira do Magistério

Representantes da comissão de professores municipais compareceram na tarde desta sexta-feira (28) na Câmara de Jacareí para protocolar o projeto de lei que estabelece o Estatuto, Plano de Carreira e Remuneração do Magistério no Município.

O grupo esteve reunido com os secretários municipais de Educação e Administração, João Roberto Costa de Souza e André Donizete da Silva, respectivamente, e foi recebido pelo presidente da Câmara, vereador Edinho Guedes (PMDB), pelo vice-presidente da Casa, vereador Arildo Batista (PT), e pelos vereadores Paulinho do Esporte (PMDB) e Rose Gaspar (PT), na sede do Legislativo Municipal.

No ato protocolar, a professora Maria Eugênia e a coordenadora pedagógica Telma Araújo Porto formalizaram a entrega do projeto de lei ao presidente da Câmara, que afirmou que o documento será apreciado em Plenário na Sessão Ordinária do dia 10 de dezembro.

De acordo com Edinho, o plano de carreira concilia três pilares fundamentais para a evolução da qualidade do Ensino no município. Para o presidente, o projeto agrega a valorização do profissional – por meio da meritocracia e a progressão da carreira, a criação de mecanismos e indicadores impessoais para a gestão, o que, por consequência, leva à melhoria contínua da qualidade do Ensino oferecido à população.

Valorizar o trabalho do educador por meio da meritocracia é uma forma eficiente de agregar valor às carreiras, instituir normas e critérios objetivos capazes de gerir o desempenho e a ascensão dos profissionais da Educação e, consequentemente, elevar, de forma contínua, a qualidade de nosso Ensino Público”, frisa o parlamentar.

Segundo a proposta, de autoria do prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT) e elaborada pela Secretaria Municipal de Educação em conjunto com a comissão dos professores, a principal mudança que o plano de carreira traz para o magistério é a progressão da carreira, medida que leva em consideração o mérito pessoal e coletivo do professor através da qualidade do serviço prestado.

COMPILAÇÃO – Na opinião do Secretário Municipal de Educação, o Plano é uma compilação de normas e legislações a respeito da Educação. “O Plano é o resultado de um trabalho elaborado ao longo de cinco anos, feito em conjunto com a comissão dos professores, e que representa a compilação de diversas legislações, federais e estaduais, que dispõem sobre o tema”, explica João Roberto.

Para o secretário, assim que começar a vigorar, os profissionais que optarem pelo novo plano terão automaticamente um reajuste de 12% nos salários. “É uma vantagem que eles levariam 12 anos para alcançar”, comenta.

O novo plano propõe que, a cada três anos, sejam realizadas avaliações, que levam em consideração quatro critérios; dois pessoais e dois coletivos: assiduidade, qualificações, índice médio atingido pela rede municipal baseado no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e média alcançada na Prova Brasil.

Atualmente, o tempo de serviço é o único critério para que o profissional da área progrida na carreira. Caso aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito, o novo plano de carreira dos professores de Jacareí entra em vigor a partir de janeiro de 2015.

Rodrigo Vieira/CMJ
Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest

Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:

  • Não saia muito do tema do tópico.
  • Não publique SPAM, visível ou mascarado.
  • Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
  • Seja educado.

Comentários

  1. Avatar
    Gabriel Schulz
    28/11/2014 at 18:41

    Não existe meritocracia quando um professor de sala de aula não ‘e estimulado a estudar. Quando o CONSULTOR contratado pela Prefeitura responde a isso dizendo que quem quiser estudar devera optar pela carreira vertical, pois professor que quer ficar em sala de aula não quer crescer… Ai eu pergunto ISSO ‘E PLANO DE CARREIRA???

Os comentários estão fechados.