Documentário sobre rebelião de Jacareí está disponível no canal do Youtube da TV Câmara

O documentário ‘Franz de Castro – A Rebelião de Jacareí’, produzido pela TV Câmara, já pode ser assistido diretamente pelo canal do Youtube da TV Pública da Cidade (www.youtube.com/tvcamarajacarei), que também pode ser acessado pelo endereço www.jacarei.sp.leg.br/franzdecastro

No site da Câmara Municipal (www.jacarei.sp.leg.br) também é possível acessar ao filme clicando na imagem de Franz que aparece na Página Inicial.

O documentário foi exibido em duas sessões na Sala Mário Lago, no Pátio dos Trilhos, em 14 e 16 de julho, com lotação do público.

Filme – Ao todo, cerca de 150 pessoas acompanharam a história de martírio do advogado Franz de Castro Holzwarth que, no dia 14 de fevereiro de 1981, morreu durante o motim de presos da cadeia da Avenida Siqueira Campos. O desenrolar do evento – antes, durante e depois – teve seus pormenores narrados por quem testemunhou o ocorrido.

Dentre os personagens focalizados pela equipe da TV Câmara Jacareí estavam, por exemplo, familiares de Franz, ex-funcionários da delegacia e o jornalista Carlos Nascimento, que cobriu a rebelião para a TV Globo. “Quando eu cheguei, vi uma rua deserta. Parecia um filme de western, onde está prestes a começar o duelo. Mas isso só compreendi depois. Na hora, não estava entendendo nada”, disse.

Os produtores Cibele Sugano e Rodrigo Romero, sob direção de Márcio Martinele, viajaram ao Rio de Janeiro (a Barra do Piraí, terra natal de Franz) e a São Paulo para poder contar o passo a passo das pessoas que estiveram presentes naquele evento de 41 anos atrás.

Além disso, uma gravação feita em junho de 2013 pelo cineasta Dannyel Leite com Mário Ottoboni (1931-2019), então presidente da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), permaneceu inédita até a estreia do documentário. Nela, Ottoboni relata com detalhes suas recordações daquele dia trágico. “Sem dúvida, é o dia mais triste da minha vida. Naquele dia, morreu um pouco do Mário Ottoboni também”, contou

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest