“É possível libertar-se do vício, basta força e fé”, diz Rogério Timóteo em homenagem solene

Mais de 140 pessoas compareceram às galerias da Câmara Municipal na noite da última quinta-feira (25) para prestar homenagem ao esforço daqueles que superaram a dependência química. Em sessão solene, foram homenageadas sete pessoas indicadas por entidades regularmente instaladas no município, cujos trabalhos são voltados à recuperação de dependentes químicos.

No evento, as associações Centro POP e Desafio Jovem Ebenezer, e as igrejas Universal do Reino de Deus, Assembleia de Deus Madureira, do Evangelho Quadrangular e Missão Libertar apresentaram os homenageados Cristiano Ferreira, Jefferson Batista da Silva, João Carlos Kappler, José Carlos Toledo, Pedro Leite Barbosa e Paulo Germano, os quais receberam diploma de mérito pelo exemplo de superação da dependência química.

Além do público presente, participaram da solenidade o vereador Rogério Timóteo (PRB), autor do decreto legislativo nº 336 que instituiu a homenagem, o secretário municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, Osvaldo Luiz Sorge, que representou o prefeito Hamilton Ribeiro Mota no evento, o pastor da Igreja Assembleia de Deus Ministério Belém, Antonio Correia de Lima, e os vereadores Itamar Alves (PDT) e Ana Lino (PMDB).

Em seu discurso na Tribuna da Câmara, o vereador Rogério Timóteo agradeceu a presença do público e das autoridades presentes e falou sobre a experiência de luta e superação da dependência química. “É possível mudar sua vida e libertar-se do vício, mas é preciso a força da fé e o apoio de amigos e familiares para conquistar a transformação”, afirmou Timóteo.

Ainda segundo o autor da homenagem, “é preciso trabalhar e focar nossos esforços na consolidação de políticas públicas que atuem de maneira preventiva, proporcionando aos jovens a possibilidade de trilhar outros caminhos que não o das drogas”, concluiu.

Homenageado da noite, João Carlos Kappler reforçou a ideia de que é possível superar a dependência química, e sua trajetória de vida é prova desta superação. “Ainda existem aqueles que buscam a libertação, e é preciso acreditar que existe uma saída e nós somos o exemplo disso”, disse.

O decreto legislativo que instituiu a sessão solene em homenagem às pessoas que venceram as drogas foi aprovado pela Câmara de Jacareí em maio de 2013, e foi inspirado no Dia Internacional de Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas – tema criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que designou o dia 26 de junho como data de sua celebração em todo o mundo. No Brasil, o tema é lembrado no Dia Nacional de Combate às Drogas, na mesma data.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define droga como qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento.

Dependência química – No Brasil, o tratamento para os transtornos decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) é instituído por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), criada pela Portaria nº 3088 de 23 de dezembro de 2011.

A RAPS tem, entre outros objetivos, o de promover cuidados em saúde particularmente aos grupos mais vulneráveis (criança, adolescente, jovens, pessoas em situação de rua e populações indígenas), a prevenção do consumo e a dependência de crack, álcool e outras drogas, a redução de danos provocados pelo consumo de crack, álcool e outras drogas, a reabilitação e a reinserção das pessoas com transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas na sociedade, por meio do acesso ao trabalho, renda e moradia solidária, e inclui, ainda, a melhoria dos processos de gestão dos serviços, parcerias inter-setoriais, entre outros.

Legenda – Ao todo, foram homenageadas sete pessoas, indicadas por entidades regularmente instaladas no município, cujos trabalhos são voltados à recuperação de dependentes químicos

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest