
Na sessão ordinária da Câmara Municipal, na quarta-feira (3), o vereador Gabriel Belém (PSB) protocolou dois Pedidos de Informações, para que o prefeito Celso Florêncio esclareça sobre a execução e o financiamento das obras e projetos em curso na cidade e cobrando urgência e critérios claros para a realização do exame de eletroneuromiografia.
Novo PAC – “Jacareí tem um extenso conjunto de obras e projetos financiados por diversas fontes como recursos próprios, empréstimos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), e verbas de programas federais e estaduais, a exemplo do Novo PAC e da PNAB”, explicou. “Por isso, é indispensável uma visão unificada e transparente para uma fiscalização eficaz e o cumprimento dos cronogramas”, concluiu.
O vereador pediu uma lista completa das obras em execução; detalhamento da origem e montante de cada fonte de custeio; o valor total do investimento, data de início e a porcentagem atual de conclusão física e financeira; além dos cronogramas, empresas contratadas e penalidades aplicadas. Por fim, também requisitou uma lista de obras do Novo PAC, desde 2022 até a fase atual.
Saúde – No outro Pedido, Gabriel Belém enfatizou a relevância do Exame de Eletroneuromiografia para o diagnóstico de doenças neuromusculares e, também, apontou denúncias sobre restrições no agendamento para crianças menores de 12 anos.
“A transparência no andamento da fila de espera e na contratação de prestadores de serviços na área de saúde são necessárias para o atendimento equitativo e universal, seguindo os princípios do SUS, com lisura nos processos e qualidade, especialmente para os mais vulneráveis, como as crianças”, disse.
Para tanto, o vereador requisitou vários documentos, como a lista de espera (com data de solicitação e posição) para a realização dos exames; quem são os prestadores de serviço contratados pela Prefeitura e as cópias dos contratos; e qual é o protocolo adotado para exames em crianças, verificando se há prestadores habilitados para pacientes pediátricos. Adicionalmente, Gabriel também questionou qual é o status da solicitação do paciente Lucas Henrique Lopes de Carvalho Duarte, nascido em 2016.
O prefeito municipal tem 15 dias para responder aos questionamentos do vereador, podendo, com justificativa, ser prorrogado por prazo determinado.
Confira todos os trabalhos protocolados pelo vereador Gabriel Belém durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.