Legislativo mobilizado para enfrentar pior seca dos últimos 80 anos

Em resposta à reunião de prefeitos da RMVale ocorrida na última segunda-feira (10), em São José dos Campos, para discutir a crise hídrica que a região enfrenta, vereadores de Jacareí começam a se articular para que todas as medidas de enfrentamento necessárias sejam de fato executadas.

Presentes no encontro de ontem, os vereadores Arildo Batista (PT), presidente da Câmara Municipal de Jacareí, Hernani Barreto (PT), Itamar Alves (PDT), Rose Gastar (PT) e José Francisco (PT) agora planejam ações de fiscalização das ações que serão propostas pelos municípios e a criação de novas normas relacionadas à preservação do meio ambiente.

Cada uma das cidades [da região] tem suas particularidades e necessidades específicas no que diz respeito ao enfrentamento da crise. Este quebra-cabeças precisa ser enfrentado com força política e cabe ao legislativo fiscalizar as ações a serem tomadas para garantir que seja visado unicamente o bem comum”, disse o presidente do legislativo jacareiense, Arildo Batista.

Até o final de fevereiro a comissão tripartite formada no encontro de São José deve finalizar um documento com as reivindicações dos mandatários, os problemas de cada cidade e as propostas para reduzir os impactos da crise. Este documento será enviado aos órgãos federais e estaduais responsáveis pela gestão da bacia do Rio Paraíba do Sul e pelo abastecimento de água nos municípios, como a Sabesp.

Segundo o vereador Hernani Barreto, presidente da Frente Parlamentar de Vereadores da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte – entidade que tem papel fundamental no combate à crise e atuará em conjunto com as frentes de prefeitos e deputados – é preciso garantir que todo esforço seja tomado, sem sacrificar a população. “É preciso sensibilizar o Governo Estadual para que sejam implementadas as medidas corretas de enfrentamento”, disse.

Para a vereadora Rose Gaspar, que há vários anos integra o Movimento Suprapartidário em Defesa da Bacia do Rio Paraíba do Sul, este é um “novo momento, no qual o executivo terá de dialogar mais abertamente com o legislativo em relação às mudanças que terão de ser feitas”. Segundo ela, projetos como o Programa Adote uma Nascente, de autoria da vereadora, por exemplo, precisam ser colocados em execução, além de outras iniciativas de proteção ao meio ambiente que venham a ser propostas pelo Legislativo.

Ainda em relação ao papel da Câmara nesta discussão, o vereador José Francisco destaca a função de interlocutor que os parlamentares podem desempenhar. “O parlamentar deve também ser uma fonte de informação para os munícipes, por isso a importância de nos capacitarmos sobre o assunto.”

Já o vereador Itamar Alves vai além. Para ele, neste momento em que se discute o futuro da bacia do Paraíba, também é necessário incluir o estado do rio Parateí nas discussões. “Esse rio é tão importante quanto o Rio Paraíba

Legenda: Vereadores de Jacareí participam de Encontro de Prefeitos

Crédito: Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest