Márcia Santos recebe título de cidadã jacareiense em noite solene na Câmara

A Câmara Municipal concedeu título de cidadã jacareiense à médica cardiologista e ex-vereadora Márcia Cristina Souza dos Santos. A solenidade foi realizada na noite de quarta-feira (24) no Plenário do Legislativo, e contou com a presença de amigos e familiares da homenageada, além de autoridades dos poderes Legislativo e Executivo e profissionais da saúde pública e privada de Jacareí.

Cerca de 50 pessoas compareceram às galerias da Casa para prestigiar o evento, que contou com a participação do presidente da Câmara, vereador Paulinho dos Condutores (PL), dos vereadores Roninha (PODEMOS), Dudi (PL), Abner de Madureira (PSDB) – este último autor do decreto que concedeu a homenagem – e da Chefe de Gabinete da Prefeitura, Patrícia Juliani, que representou o prefeito Izaias Santana.

Na Tribuna, Márcia lembrou da infância com a família, do apoio que recebeu dela no início da carreira, quando ainda era aluna do curso de Medicina na Universidade de Taubaté (SP), da importância do trabalho de acolhimento, por parte do profissional de saúde para com o paciente, seja ele acamado ou com dificuldade de locomoção seja na rotina de atendimento em consultório, e também sobre o afeto por Jacareí.

Hoje, minha certidão de nascimento possui outra naturalidade. Eu me apaixonei por esta cidade e por seu povo. Meu amor foi tão grande por Jacareí que dei dois filhos para esta cidade. Cada paciente, cada lugar por onde trabalhei e cada luta pelas quais lutei representam um pontinho constituinte da minha história. Em nenhum momento me senti fora no ‘nós’ porque sempre me senti parte de Jacareí”, disse.

Ainda segundo a homenageada, “ouvir, amar, acolher é ser profissional da saúde, é ser mulher. Meus braços de mãe sempre estarão abertos para acolher a todos que necessitam de uma palavra de acolhimento, de carinho e de cuidado”, completou Márcia.

A solenidade de outorga foi promovida por meio do Decreto Legislativo nº 439/2021, de autoria do vereador Abner de Madureira (PSDB), em virtude dos “relevantes trabalhos médicos voltados à população de Jacareí junto à Secretaria Municipal de Saúde”, consta no documento.

Márcia Cristina Souza dos Santos, nasceu em Aracajú, em 18 de abril de 1970, e é a mais velha dos quatro filhos de Dona Maria Souza dos Santos e o senhor Miguel dos Santos, a mãe professora da área rural e seu pai marceneiro, uma família nordestina. Foi vereadora na 17ª legislatura – de 2017 a 2020, na qual contribuiu com a cidade, sempre em busca de recursos para a área da saúde e assistência social.

O Decreto foi aprovado através de votação secreta durante a 28ª Sessão Ordinária de 2021, realizada em 6 de outubro. Segundo o artigo 121 do Regimento Interno da Câmara, a apreciação de concessão de Título de Cidadania ou de outras homenagens ou honrarias será feita através de processo secreto de votação e com a aprovação de nove vereadores (dois terços dos membros da Câmara).

O Título de Cidadania é a mais alta honraria que a Câmara Municipal concede em nome do povo jacareiense, às pessoas que tenham, de forma direta ou indireta, prestado serviços relevantes à comunidade, trazendo significativa contribuição para o município, pelo exercício de suas atividades, sejam públicas ou privadas.

A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí nos canais 39.2 UHF Digital, 12 da NET e também pelo Facebook na página da TV Câmara Jacareí, e pelo canal do Youtube da TV Câmara Jacareí.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest

Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:

  • Não saia muito do tema do tópico.
  • Não publique SPAM, visível ou mascarado.
  • Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
  • Seja educado.

Deixe um comentário