“O que me espanta não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”, lembrou Lucimar em homenagem a líderes comunitários

Com as galerias lotadas de amigos, parentes e membros das comunidades as quais representam, a Câmara Municipal realizou na noite da última quinta-feira (11) sessão solene em homenagem a 13 líderes comunitários como forma de enaltecer o trabalho daqueles que participam de atividades em prol do bem comum, no município.

Durante a cerimônia foram homenageados com diplomas de Honra ao Mérito os líderes Arnaldo Rocha Novais, Daniela Machado Dias, José Carlos Fernandes, Ivani Marcondes de Oliveira, Luiz Gonzaga Gomes, Patrícia Maria Guedes Batista, Paulo de Assis da Fonseca, Jorge Martins do Prado, Adão Alves da Silva, Selma Machado de Andrade Ramos, Vera Lúcia Santana Fernandes, Marcos Antônio Bastos da Silva e Lizeta Barreiros de Jesus Pereira.

Os homenageados foram indicados, respectivamente, pelos vereadores Abner de Madureira (PR), Aderbal Sodré (PSDB), Arildo Batista (PT), Fernando da Ótica Original (PSC), Juarez Araújo (PSD), Lucimar Ponciano (PSDB), Luís Flávio (PT), Márcia Santos (PV), Paulinho dos Condutores (PR), Paulinho do Esporte (PSD), Rodrigo Salomon (PSDB), Sônia Patas da Amizade (PSB) e Valmir do Parque Meia Lua (PSDC).

Eleito entre os homenageados para discursar na Tribuna, Luiz Gonzaga Gomes lembrou de sua trajetória de trabalho e luta pela busca da construção de direitos junto à comunidade do Jardim Paraíso, na região sul de Jacareí. “São muitas as dificuldades que precisamos ultrapassar para tornar possível o desenvolvimento do trabalho do bem comum, voltado efetivamente em prol da comunidade. Apesar dos problemas, sinto-me honrado por esta homenagem porque demonstra que sempre vale a pena a luta por direitos”, disse Gonzaga.

Já o vereador Luís Flávio (PT), escolhido para representar os demais parlamentares na Tribuna, remeteu seu discurso à história do líder negro estado unidense, Martin Luther King, para enaltecer aqueles que condicionam a realização do sonho individual à materialização do sonho coletivo. “A história tem muitos líderes, mas eu gostaria de falar de Martin Luther King, homem cuja força de ânimo foi capaz de entoar a dor da pele negra como luta de um povo para a legitimação de suas diferenças, condição para ultrapassar a individualidade no sentido da emancipação dos sujeitos e da universalização dos direitos, um caminho imprescindível pelo qual cada um de vocês, líderes comunitários, também atravessam no cotidiano de suas comunidades”, afirmou Luís Flávio.

Para a presidente da Câmara, uma sociedade verdadeiramente democrática só pode efetivar-se a partir do instante em que os sonhos coletivos estiverem acima dos interesses particulares, sendo cada sujeito o protagonista das reivindicações universais. “Não podemos esperar que alguém faça por nós. Façamos juntos por todos e pela sociedade, pois, como disse Martin Luther King, ‘o que me espanta não é o grito dos maus, mas o silêncio das pessoas boas’”, concluiu Lucimar Ponciano (PSDB).

A indicação dos nomes é feita através de cada um dos vereadores, que podem escolher um líder comunitário para ser homenageado no evento, e sua regulamentação é feita através do Decreto Legislativo nº 287 de 2009, de autoria do ex-vereador Itamar Alves.

No documento que institui a homenagem consta que a cerimônia deve ser realizada anualmente, e que podem ser indicados os cidadãos e cidadãs que participem de atividades em prol do bem comum através de pastorais, organizações não governamentais, entidades filantrópicas, associações de moradores de bairro ou aqueles que notoriamente se destacaram em atividades de interesse da comunidade.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest