“Prefeito e Presidente da Câmara por um Dia” tomam posse em solenidade na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Jacareí realizou na sexta-feira (8) solenidade para a posse das representantes das crianças e adolescentes escolhidas para o ocuparem os cargos de Prefeito e de Presidente da Câmara por um Dia.

No evento, estiveram presentes além do prefeito de Jacareí, Izaías Santana; o presidente da Casa, vereador Paulinho dos Condutores (PL), autoridades do município, representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA e familiares.

As alunas da rede pública de ensino Mirella de Fátima Simões Leandro e Jamilly Lopes Siqueira serão, respectivamente, Prefeita e Presidente da Câmara. Elas foram escolhidas para acompanhar por um dia a rotina dos cargos mais altos dos poderes Executivo e Legislativo da cidade. No final da jornada, elas serão remuneradas com o valor equivalente a um dia de salário das autoridades.

Em função das medidas restritivas impostas pela pandemia de Covid-19, neste ano a escolha foi feita por meio de um concurso virtual realizado pelo CMDCA durante o mês de setembro. Outra diferença em relação às premiações anteriores foi o resultado: pela primeira vez, os cargos serão ocupados por duas meninas.

Cerimônia – O prêmio Prefeito e Presidente da Câmara por um Dia foi criado pela Lei Municipal 1.900/1979, do então vereador Adilson Arice. Hoje, a lei vigente é a nº 4.793/2004, em conjunto com o Decreto Legislativo nº 216, do mesmo ano.

O evento é realizado anualmente e a eleição dos participantes é feita pelo CMDCA, após indicação justificada das escolas do município. Podem participar do prêmio crianças e adolescentes com idades entre 10 e 16 completos, estudantes de qualquer escola da rede municipal, estadual ou particular de ensino de Jacareí.

 

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest