Prevenção e educação são temas de palestra em abertura de Conferência Municipal de Saúde

Cerca de 150 pessoas estiveram presentes na Câmara de Jacareí na noite de quarta-feira (27) para a abertura da 8ª Conferência Municipal de Saúde. Entre representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores e gestores da Saúde no município, a diretora do serviço de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde de Jacareí, Liz Verônica Pacheco Monteiro, abriu a Conferência com uma palestra que abordou fatos históricos sobre as origens dos movimentos pela Saúde, assim como os desafios do setor diante dos recursos e a necessidade de investimentos na prevenção.

O que era qualidade de vida ontem, já não é mais hoje. Por isso, é preciso estabelecer diretrizes e políticas públicas capazes de abarcar as conjunturas do presente que fazem do SUS um desafio cotidiano”, afirma Liz.

Na opinião da diretora, entre os desafios na gestão pública da Saúde estão os investimentos, a mercantilização da Saúde, a desvalorização do SUS, o fortalecimento da Atenção Básica e os trabalhos e campanhas de prevenção, os recursos humanos, meios de comunicação e qualidade de vida nos dias de hoje.

Considero a questão da Atenção Básica fundamental para a promoção de qualidade de vida, pois estudos mostram que 80% dos problemas de saúde poderiam ter sido evitados através de programas de prevenção, em especial aqueles desenvolvidos nas Unidades Básicas de Saúde”, ressalta.

O evento contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Jacareí, vereador Arildo Batista (PT), do Secretário de Governo da Prefeitura, Pedro Orlando, que representou o prefeito Hamilton Mota, da Secretária-Adjunta de Saúde, Leila Passos, e de Marino Faria, representante dos gestores da Saúde do município, que compuseram a Mesa de cerimônia durante a abertura.

Além dos membros da Mesa, os vereadores Edgard Sasaki (DEM), Rose Gaspar (PT), Ana Lino (PMDB), Valmir do Parque Meia Lua (PSD) e Itamar Alves (PDT) também prestigiaram o evento no plenário da Câmara.

SALAS TEMÁTICAS – A 8ª Conferência Municipal de Saúde é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde (COMUS) e prossegue nesta quinta (28) e sexta-feira (29) no espaço EducaMais São João (Rua Chiquinha Schürig, 169), com debates que serão divididos em oito salas temáticas para discussão e votação das propostas apresentadas nas plenárias.

Com o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, a Conferência é realizada a cada dois anos com a participação dos usuários, gestores, prestadores de serviços e conselheiros do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de avaliar a situação e estabelecer propostas de saúde pública para o município.

REPRESENTANTES – Participam do encontro os delegados eleitos durante as pré-conferências realizadas nos meses de março e abril. Ao todo, 80 delegados titulares e um suplente representam os usuários; 42 delegados titulares e 14 suplentes representam os trabalhadores; e 43 delegados titulares e 15 suplentes representam os gestores.

As propostas apresentadas serão levadas para a 7ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizada em julho, em São Paulo, e depois seguirão para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, em novembro, em Brasília.

A promoção da Conferência Municipal de Saúde faz parte das diretrizes do Plano Municipal de Saúde 2014/2017, e tem por finalidade o fortalecimento da participação da comunidade no controle social da gestão do SUS no âmbito municipal.

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest