Rogério questiona responsabilidade por atendimento a pacientes psiquiátricos em Jacareí

Um pedido de informações do vereador Rogério Timóteo (PRB) questiona a Administração Municipal a respeito da situação de pacientes psiquiátricos de Jacareí que deixaram de ser atendidos pela Associação Instituto Chuí de Psiquiatria, em São José dos Campos.

No documento, aprovado em Plenário durante sessão da última quarta-feira (16), o parlamentar cobra informações sobre a responsabilidade pela continuidade da prestação de atendimento aos pacientes, assim como sobre a possibilidade do custeio do tratamento por parte do município até que a rede de assistência terapêutica seja reestabelecida regionalmente no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Chuí não está atendendo mais, então, de quem é a responsabilidade, do município ou do Estado? Para onde irão estes pacientes? A Prefeitura de Jacareí está acompanhando a situação destas pessoas?”, perguntou.

Ainda segundo o vereador, uma dúvida a ser esclarecida é: “qual a decisão da prefeitura: transferir os pacientes a outro lugar onde possam prosseguir com o devido tratamento ou custeá-los até que seja implantada a residência terapêutica nesta cidade”, questionou.

Contexto – Em fevereiro deste ano, a prefeitura de São José dos Campos deixou de prorrogar o contrato que mantinha há mais de 15 anos para prestação de assistência psiquiátrica a pacientes da região.

A decisão resulta da reformulação que vem sendo realizada na rede de atenção psicossocial de São José dos Campos para desospitalização dos pacientes psiquiátricos e promover a reinserção social, conforme diretrizes da política antimanicomial regulamentada no país, a partir de 1987.

Legenda – O vereador Rogério Timóteo (PRB) na Mesa Diretora da Câmara, durante sessão realizada na última quarta-feira (16), em Jacareí

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest