Vereadores aprovam projetos de segurança no trânsito e inclusão social

Motociclistas e ciclistas que transitam por Jacareí poderão ter sua segurança aumentada ao pararem nos semáforos da cidade. Isso porque a Câmara Municipal de Jacareí aprovou nesta quarta-feira (26) o projeto de lei que propõe a criação de bolsões de parada para esses tipos de veículos nos sinais de trânsito. De autoria do vereador Edinho Guedes (PMDB), o projeto recebeu 10 votos favoráveis. Além deste documento, os parlamentares de Jacareí também aprovaram projeto que obriga bares e restaurantes da cidade a disponibilizar cardápio em Braille, além de denominação de praça e mudanças no Regimento Interno da Casa.

Motociclistas – A proposta de Edinho Guedes visa proporcionar maior segurança no trânsito, ao delimitar um espaço entre a faixa de pedestres e a frente dos veículos para que o motociclista pare durante o sinal vermelho. A exemplo de outras cidades do Brasil e do mundo, o efeito esperado da medida é a diminuição de acidentes de trânsito envolvendo carros e motos. “Com esta ferramenta de segurança, os motociclistas não ficarão mais nos vãos entre os carros e o meio-fio, numa posição perigosa”, explica. “Eles ficarão posicionados mais à frente e, como são mais ágeis, conseguirão se afastar do volume de tráfego com maior facilidade e segurança”, conclui.

A ideia do vereador foi recebida positivamente pelos colegas no plenário. O presidente da Câmara, vereador Arildo Batista (PT), afirmou, inclusive, que se sentia parte autor do projeto, uma vez que, no início da semana passada, encaminhou ofícios à Prefeitura propondo a implantação de medidas semelhantes nas ruas de Jacareí, além da instalação de botões de travessia nos semáforos.

Braille –  O vereador Antonele Marmo teve o segundo projeto aprovado durante o exercício de seu mandato, que começou em abril passado. Ao regulamentar que bares e restaurantes deixem à disposição dos clientes um cardápio em Braille, o parlamentar espera facilitar bastante o acesso às informações para o deficiente visual. “Nem sempre essas pessoas podem contar com alguém para ajudá-las nestas horas”, comenta Antonele. “É uma maneira de proporcionar maior liberdade de escolha a elas e de também mostrar que Jacareí é uma cidade preocupada com o bem-estar destes munícipes”, completa.

A partir da publicação da Lei, os comerciantes terão 90 dias para se adequarem às regras.

Demais projetos – Na sessão também foi aprovado, por aclamação, o projeto de autoria do vereador Edgard Sasaki (DEM), que denomina a Praça Olympia Piccina Taddei (Dona Anita), área de lazer existente na Rua Antonio Pereira Cobra, no bairro Campo Grande, região sul. “É uma singela homenagem que prestamos a uma pessoa que contribuiu com muitos anos de sua vida para o desenvolvimento de Jacareí”, declara Sasaki.

Dois Projetos de Resolução que alteram artigos do Regimento Interno da Câmara Municipal também foram discutidos e aprovados pelos vereadores. Em um deles, os vereadores aprovaram mudanças no processo de eleição e transição da presidência do Legislativo, para tornar o processo mais claro e eficiente. No segundo, as alterações referem-se às atribuições e direitos do vereador suplente, quando este é empossado.

 

Legenda: Fachada da Câmara Municipal de Jacareí, que aprovou nesta quarta projeto visando aumentar segurança de motociclistas

Crédito: Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest